Trabalhador com dores nas costas

Nesse texto, vou chamar a atenção para o nível de preocupação que nós temos ou que deveríamos ter em relação a questão postural durante o trabalho no ambiente domiciliar (Home Office). Já é de conhecimento geral que empresas cada vez mais oferecem orientações acerca do tema, visando de maneira particular seu ambiente de trabalho e sua devida importância, o que de certa forma é natural e compreensível. Imagino que as organizações vislumbrem que seus colaboradores utilizem em fcasa o que é ensinado em seu ambiente coorporativo. Será que na prática funciona assim?

erros de postura no home office

Em suma a resposta deveria ser “sim”, mas não é o que vemos na prática. Basta olharmos para o vizinho, ter uma breve investigação junto aos nossos parentes e olhar para nós mesmos. Vamos nos deparar com o “não” para a pergunta acima. E como devem ter notado, me incluo neste grupo porque não há melhor armadilha que o conforto do nosso tão querido lar. Nada como aquele belo sofá ou aquela cama que nos aguarda para uma leitura, mesmo que breve; e até mesmo aquelas frequentes conferidas nas redes sociais pelo celular, onde a pressão exercida na cervical é enorme.

De nada adianta zelar por sua postura no dia a dia profissional se ao chegar em casa tão rapidamente descuidar-se. De acordo com o grupo NotreDame-Intermédica, os principais sintomas de lesões e desvios posturais decorrentes da má postura são:

  • Ombros curvados;
  • Barriga saliente;
  • Joelhos flexionados quando se está de pé ou andando;
  • Cabeça que pende para a frente dos ombros;
  • Dores nas costas;
  • Dores no corpo;
  • Fadiga muscular;
  • Dores de cabeça.
postura correta no home office

Podemos afirmar que as principais razões para esses erros posturais frequentes são:

  1. Falta de conhecimento/informação;
  2. Ausência da consciência corporal;
  3. Baixa ou nenhuma atividade física regular (sedentarismo).

Para combater os erros posturais constantes, precisamos introduzir algumas mudanças significativas no nosso dia a dia, como fortalecimento muscular, desenvolvimento da consciência corporal através da prática de atividade física, além de conhecimento e informação necessários para tomar os devidos cuidados em nossa rotina.

E como opções de exercícios regulares (ao menos 2x por semana), para obter os resultados esperados, sugiro que escolha entre:

PILATES completo com bola, aparelhos e solo; 

TREINAMENTO FUNCIONAL em local amplo, com opções variadas de acessórios;

MASSAGEM com as técnicas terapêuticas, modeladora ou relaxante.

Deixe uma resposta