Quando pensamos em iniciar com o Treino Funcional ou com o Pilates, devemos considerar também a regularidade que será empregada junto a essas modalidades. Tão importante quanto treinar é manter a rotina de treinos de maneira programada, consciente e semanal. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), deve-se praticar exercícios regularmente por no mínimo 2x por semana.
Não parece tarefa complicada para cumprir. Mas por incrível que pareça não é tão simples como parece. É comum conferir o início das atividades acontecendo de maneira até exagerada, todos os dias por exemplo. Passado o primeiro mês essa frequência cai para 3 ou 4x e mais um pouco volta a cair para 1 ou 2x e sem perceber a assiduidade despenca para 4 ou 5x por mês (ou 1x por semana).
Afinal, por que é importante manter a regularidade aos treinos?
Vou compartilhar como exemplos os três pontos abaixo:
1- Adaptabilidade: A regularidade aos treinos Funcional e Pilates ajuda sua musculatura a se adaptar aos exercícios e melhora sua condição cardiorrespiratória. Somente com uma rotina é possível aumentar força, melhorar a capacidade respiratória, flexibilidade muscular entre outros;
2- Resultados: Quem mantém frequência aos treinamentos, alcançam resultados mais rápidos. Afinal, seu corpo precisa ser estimulado para chegar aos resultados de bem estar, saúde e estéticos que se planeja;
3- Riscos: Quando você falta muito aos treinos, acaba querendo compensar quando volta, mas fazer tudo em apenas um dia pode sobrecarregar o corpo, desenvolvendo lesões por esforços excessivos não recomendáveis.
Os pontos que, negativamente chamo a atenção para essa queda da frequência são:
– Queda de progressão/evolução na atividade, seja no Pilates ou no Treino Funcional;
– Dor muscular com maior evidência por conta do espaçamento entre um treino e outro;
– Queda no estímulo em praticar;
– Aumento da possibilidade em sofrer algum desconforto ou lesão muscular;
– Baixa intimidade com a modalidade;
Não podemos deixar de lembrar que todo este distanciamento favorece grandemente para a desistência. Voltando deste modo a estaca zero, interrompendo todo um projeto para uma vida com mais saúde, bem estar e qualidade de vida.
Portanto, de nada adianta escolher o plano de sua preferência no studio, Treino Funcional ou Pilates e não priorizar constante presença. E para ficar claro, não devemos confundir regularidade com intensidade acima de sua capacidade ou mesmo frequência exagerada, todos os dias por exemplo e mais que isso, realizar mais de uma modalidade em um mesmo dia. Conforme reforça o Dr. Nabil Ghorayeb, 2018, “Regularidade nos treinos pode ser mais eficiente do que aumentar a intensidade”.
Grande abraço,
Juan Croce