QUANTAS VEZES JÁ DISSEMOS: NÃO ESTOU ME SENTINDO BEM. DEVE TER SIDO ALGUMA COISA QUE COMI.
Se já falou essa frase e se queixa de indisposição seguida de vômitos, dores abdominais e diarreia é muito provável que você tenha contraído uma doença transmitida por alimento (DTA).
E se você acha que essas doenças são apenas adquiridas por alimentos consumidos fora de casa, saiba que está enganado!
Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 45% das doenças transmitidas por alimentos ocorrem nas residências. A principal forma de contaminação dos alimentos, dentro do lar dos brasileiros está relacionada ao manuseio incorreto e a conservação inadequada de alimentos.
NOVE PASSOS PARA CONSERVAR BEM OS ALIMENTOS:
1-Lave as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos e durante todo o processo.
2-Mantenha a temperatura da geladeira inferior a 5°C. A temperatura do freezer ou congelador não pode estar acima de -15°C (negativos).
3- Limpe a geladeira, o congelador ou freezer com regularidade. A geladeira não deve ficar muito cheia e as prateleiras não devem ser cobertas por panos, para que o ar frio circule.
4- Observe se a geladeira está funcionando perfeitamente. Abra a geladeira somente quando for necessário para evitar mudanças de temperatura.
5- Não descongele os alimentos em temperatura ambiente. Use o forno micro-ondas se for prepará-lo imediatamente ou deixe o alimento sob refrigeração em tempo suficiente para descongelá-lo.
6- Nunca utilize ingredientes ou coma alimentos após a data de validade. Todos os alimentos apresentam no rótulo o modo de conservação e validade após aberto.
7-Coloque etiquetas com o dia que você abriu o alimento para ter controle sobre a data de validade. Use vasilhas com tampas e saquinhos limpos para guardar os alimentos na geladeira. Tire os alimentos de latas ou de embalagens de alumínio e guarde-os em outro recipiente, preferencialmente de vidro.
8- Lave os vegetais antes de guardá-los na geladeira. Use solução clorada para desinfecção dos vegetais que forem consumidos crus e com casca. Coloque-os em sacos plásticos secos e próprios para essa finalidade. Conserve-os na geladeira.O local de armazenamento de produtos secos deve ser sempre limpo e arejado (com ventilação apropriada).
9- Organize a sua geladeira.
Armazene adequadamente os alimentos na geladeira: prateleiras superiores para comidas prontas e alimentos industrializados prontos para o consumo, prateleiras do meio para produtos pré-preparados e prateleiras inferiores para alimentos crus. As preparações devem ser conservadas na geladeira por até cinco dias.
Os alimentos in natura como carnes, frutas, legumes e verduras também apresentam tempo máximo de conservação na geladeira.
Garanta a sua saúde e toda a família. Dê o cuidado e a atenção que a alimentação merece.
Agende a sua consulta para juntos ampliarmos o seu conhecimento e o autocuidado.
Abraços
Mirelle Santos