A Drenagem Linfática Manual (DML) é uma técnica de massagem terapêutica que estimula o sistema linfático, uma parte importante do sistema circulatório, auxiliando na remoção de líquidos acumulados nos tecidos e promovendo o equilíbrio hídrico do corpo.
É realizada por meio de pressões suaves em pontos estratégicos, com movimentos lentos, intermitentes, relaxantes e rítmicos, respeitando sempre a velocidade que a linfa caminha – líquido com células brancas do sangue – e no sentido dos linfonodos – pequenos nódulos existentes no corpo que filtram substâncias nocivas.
Por isso, o sistema linfático também desempenha um papel vital na defesa imunológica, uma vez que os pontos estimulados pela massagem ajudam na eliminação de toxinas e resíduos. Ponto importante: a drenagem jamais causa dor!
Como a Drenagem Linfática foi criada?
Ela foi desenvolvida por Dr. Emil Vodder e sua esposa, Dra.Estrid Volder, em 1936, na Riviera Francesa. Mas, anos depois, em 1977, os professores Albert e Oliver Leduc, adaptaram a técnica e criam uma outra vertente do método.
Na verdade, as ramificações não pararam. Conforme o tempo passou, vários outras linhas foram criadas, como as de Godoy, Alain Ganância, Foldi e tantos outros.
Vale dizer que, na Goodbe, utilizamos as técnicas dos pioneiros Vodder e Leduc, com olhar dedicado para a drenagem dos líquidos, a diminuição dos edemas, a estimulação da defesa imunológica, o aumento da diurese, a eliminação de toxinas e, a partir disso, o desenvolvimento do equilíbrio do organismo!
Em quais situações a Drenagem Linfática é indicada?
Pode ser feita para atuar na:
- Circulação de retorno comprometida;
- Edema tecidual;
- Menopausa;
- Cansaço nas pernas;
- Sistema nervoso abalado;
- Gestante, embora apenas após 4° mês e com prescrição médica;
- Pré e pós-cirúrgico, em caso de plástica;
- Linfedema, com prescrição médica;
- TPM;
- Relaxamento.
Agora que já conhece um pouco mais da Drenagem Linfática Manual (DLM), aguardamos seu agendamento na Goodbe!