Você já teve insônia? Esse distúrbio é caracterizado pela dificuldade em pegar no sono e permanecer dormindo. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS) uma noite de sono ruim é cada vez mais comum entre os brasileiros. Cerca de 73 milhões sofrem com insônia. Os motivos são diversos como ansiedade, uso de celular e a baixa produção de melatonina que vai diminuindo com o passar do tempo.
Não ter uma noite revigorante de sono compromete a saúde física e mental e afeta a qualidade de vida. A insônia pode ocasionar problemas de memória, aparência física desgastada, baixa imunidade, instabilidade emocional, irritação, mau-humor, entre outros.
Como acabar com a insônia de forma natural
Existem diversas dicas que contribuem para uma boa noite de sono e são conhecidas por quem tem insônia: tais como criar um ritual para dormir, deixar as telas fora do quarto, regular os horários do sono e não ingerir alimentos estimulantes duas horas antes de dormir. O que pouca gente sabe é que existe uma grande aliada no combate à insônia: a massagem.
Estresse, ansiedade e depressão estão entre as principais causas da insônia e nesse sentido a massagem pode contribuir muito. “Quando nosso corpo está passando por todos esses problemas, o nosso organismo produz maior quantidade de hormônios que atrapalham o sono como o cortisol, por exemplo. A massagem por sua vez, por causar bem-estar, ajuda a aumentar os níveis de serotonina que é um precursor da produção de melatonina, hormônio responsável por regular o sono”, explica Nubia Romero, coordenadora de bem-estar da Goodbe.
Benefícios da massagem no combate à insônia
“A massagem oferece muitos benefícios como alívio de tensões, relaxamento muscular, eliminação de resíduos metabólicos, melhora da circulação sanguínea, entre outros tantos que contribuem diretamente no tratamento para insônia, no combate da ansiedade, depressão, dores e estresse. Sendo assim, a massagem é uma ótima aliada para tratar insônia”, explica Nubia.
Para quem pretende utilizar a terapia complementar para ter boas noites de sono, a recomendação da profissional é que se faça pelo menos uma sessão por semana, mas os efeitos já podem ser sentidos logo na primeira sessão. Não há um tipo específico de massagem com a finalidade de combater a insônia. Como existem muitas técnicas no mercado, se surgir dúvida sobre qual opção escolher, Núbia orienta a conversar com o massoterapeuta escolhido para que ele indique a massagem mais adequada.
Vale ressaltar que além do combate à insônia a massagem promove a qualidade de vida e deveria ser considerada como parte do cotidiano, sendo uma ferramenta que promove o bem-estar. “A massagem pode ser uma ótima aliada quanto ao cuidado preventivo do corpo e mente. O toque é curativo, e através dele o organismo libera ocitocina, o hormônio responsável por sensações reconfortantes”, comenta a coordenadora.
Você está entre os brasileiros que sofrem com insônia ou têm dificuldades para dormir? A Goodbe oferece massagens, aulas de pilates, yoga e funcional por um preço que cabe no seu bolso e que garante qualidade de vida para você. Invista na sua saúde.
Vem fazer o que te faz bem. Vem ser Goodbe.
Por Goodbe com colaboração de Nubia Romero.