Saiba o que comer para ter um sono de qualidade
Como anda a qualidade do seu sono? Para muitos brasileiros, dormir pode ser um desafio. Dados de uma pesquisa publicada pela Sleep Epidemiology apontam que 66% dos brasileiros não dormem bem. No recorte de gênero, o sono das mulheres chega a ser 10% pior do que o dos homens.
E uma noite mal dormida pode trazer uma série de implicações negativas para nossa saúde e qualidade de vida. Entre os reflexos citados por especialistas está irritabilidade, cansaço e dificuldade de atenção e de retenção de informações.
A boa notícia é que a alimentação pode ser uma aliada na busca por noites mais tranquilas, já que alguns nutrientes podem ser promotores – guardiões – do sono.
Segundo o psiquiatra Dr. Marco Antonio Abud, fundador do canal Saúde da Mente, alimentos ricos em melatonina, triptofano, gaba, assim como em gorduras com ômega 3, podem favorecer o sono.
A melatonina, por exemplo, é um hormônio produzido por uma glândula (pineal) do nosso cérebro que atua na manutenção do nosso horário biológico. Quando a noite cai, os olhos enviam ao cérebro a informação de que está chegando a hora do descanso e a pineal dá início a produção do hormônio indutor do sono. Mas, além da produção natural do nosso organismo, ocorre que a melatonina também pode ser encontrada em alguns alimentos.
Quais são os alimentos amigos do sono?
Kiwi
A fruta é rica em vitaminas C, E, fosfato e potássio. O Dr. Abud comenta em um dos seus vídeos sobre o tema que o alimento tem substâncias neuroprotetoras e quem o consome com regularidade consegue dormir mais rápido, por mais tempo e com maior qualidade.
Oleaginosas (nozes, amêndoas, pistache e castanha de caju)
São alimentos com concentração de melatonina, zinco e magnésio que também auxiliam na indução dos períodos de descanso e podem ser muito benéficos para a saúde.
Peixes gordos (arenque, atum, bacalhau, cavala, sardinha e salmão)
Ricos em vitamina D e ômega 3. Não é de agora que o peixe é apontado como um amigo de quem gosta de dormir. Um artigo recente publicado no periódico Scientific Reports reforça essa informação.
Um estudo com crianças, publicado no periódico, indicou a relação entre o consumo regular do alimento e a melhora do descanso noturno em função do ômega 3. Além disso, também foram observadas, em função do descanso, melhoras no desempenho dos jovens em testes de raciocínio lógico.
Leite
Conta com concentração de vitamina D, cálcio e melatonina. A bebida é uma das mais citadas quando se trata de alimentos que colaboram com a cabeça no travesseiro por sua capacidade de aumentar os níveis de melatonina no organismo.
Vida saudável de ponta a ponta
Se você enfrenta problemas de insônia ou tem um sono de má qualidade, não deixe de procurar um médico. Às vezes, nem tudo é tão simples que possa ser resolvido apenas com a ingestão de alguns alimentos.
Além disso, a melhora do descanso também depende de uma rotina com hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, prática regular de atividade física e cuidados com a saúde mental!
Por isso, não deixe de conhecer as vantagens que a Goodbe oferece com a sua metodologia única de autocuidado. Temos um plano que oferece práticas regulares de pilates, funcional, yoga, além de sessões de massagem e nutrição. Cuide de você e viva melhor!
Por Goodbe