Como você lida com o excesso de tarefas e a pressão por resultados no dia a dia? Administrar o turbilhão de emoções e os efeitos do estresse nem sempre é tarefa fácil, mas, negligenciar o fato de que eles afetam a sua vida pode ser ainda pior em longo prazo. A massagem é um dos tratamentos disponíveis e eficiente no alívio de sintomas físicos e mentais relacionados ao mal da modernidade.
“O toque é a forma mais primitiva e intuitiva de cuidar. Portanto, a massagem é um procedimento não invasivo e orgânico, que remete à primeira linguagem humana. A técnica atua no organismo trazendo benefícios físicos como a melhora da oxigenação das células e a diminuição da tensão muscular”, comenta a massoterapeuta da Goodbe, Erica Santos, sobre alguns dos seus principais benefícios.
Quando o assunto é tratamento, a massoterapeuta, também cita a técnica como uma aliada no combate à ansiedade e à depressão, distúrbios que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) afetam de forma significativa os brasileiro. O país lidera o ranking dos mais ansiosos do mundo, com 9,3% da população com o problema.
De que forma a massagem atua no corpo e na mente?
Segundo Erica Santos, a manipulação de pontos estratégicos do corpo pode ter reflexos no funcionamento do nosso sistema nervoso autônomo. Uma área do cérebro diretamente ligada à resposta do corpo a situação de tensão.
“A massagem atua diretamente no cérebro aumentando os hormônios de bem-estar, como a ocitocina e serotonina, que ajudam a combater o estresse ao diminuir o nível de cortisol no organismo”, comenta sobre a influência da massagem na qualidade de vida.
Quando nos vemos diante de um risco ou de um grande problema, um mecanismo do cérebro chamado “Luta ou Fuga” é ativado para preparar o corpo para o desafio em frente, gerando uma série de efeitos físicos, entre eles a aceleração dos batimentos cardíacos, da respiração, suor, tensão muscular entre outros.
A meditação e a respiração, assim como a massagem, ajudam no controle desses sintomas fazendo o movimento contrário, proporcionando relaxamento e sensação de bem-estar. Ou seja, retornando o organismo para um estágio de tranquilidade.
Logo, quando você está prestes a entregar aquele relatório super complexo do trabalho e no qual seu chefe vem te pressionando há meses, uma sessão de massagem pode contribuir – e muito – para que você conclua a tarefa com mais calma. Sem perder noites de sono, brigar com os amigos ou sentir que está fora do eixo!
“Durante a massagem é possível perceber algumas respostas fisiológicas do organismo. Em longo prazo, as sessões trazem benefícios não só físico, como mental e psicológico. É possível incluir a massagem como forma de tratamento para depressão e ansiedade melhorando assim a qualidade de vida do indivíduo”, completa a massoterapeuta Goodbe.
Quantas sessões eu preciso fazer?
Depende! A Erica diz que é possível perceber os benefícios logo após a primeira sessão, mas que “o ideal é fazer com frequência, o que pode variar de acordo com o estilo de vida de cada um, seja uma vez por semana, a cada quinze dias ou até mesmo uma vez no mês. O importante é manter a regularidade e não abandonar o tratamento”.
Que tal tirar um momento para você e relaxar com uma sessão de massagem?
Quem treina na Goodbe tem cuidado integral, do corpo à mente, com aulas de pilates, yoga, treino funcional e, para fechar, massagem. E tudo isso por um preço que cabe no seu bolso!
Por Goodbe com colaboração de Erica Santos