Massagem

Conheça os benefícios da drenagem linfática na gravidez

Por 3 de novembro de 2022 Sem comentários

Reduz inchaço, melhora a imunidade e garante relaxamento em um dos momento mais importante da vida de muitas mulheres

O inchaço está entre as principais queixas de mulheres grávidas. Dependendo da sensibilidade da gestante, além do desconforto também é recorrente o relato de dor causada pelo aumento das mãos, pernas e pés. A boa notícia é que a drenagem linfática é apontada como uma aliada na redução dos sintomas, atenuando incômodos e garantindo bem-estar e relaxamento em um dos momentos mais importantes na vida de muitas delas.

“Devido a mudança corporal e o sobrepeso, as gestantes reterem líquidos, principalmente no finalzinho da gestação”, explica a coordenadora de bem-estar da Goodbe, Nubia Romero. Ela também ressalta que a massagem atua em partes do corpo onde o acúmulo de líquidos é maior.

“São estimulados gânglios linfáticos para que eles possam filtrar a linfa. Além de melhorar o metabolismo, a drenagem aumenta o sistema imunológico e ajuda a diminuir a retenção hídrica, o que no caso das gestantes é bem comum”, comenta a Nubia sobre os benefícios da massagem.

De forma simplificada, os gânglios linfáticos fazem parte de pequenos canais presentes no nosso corpo que atuam como filtros importantes de impurezas, que impedem que vírus e bactérias, por exemplo, circulem pelo nosso organismo. Já a linfa é o líquido que sai do nosso sangue em direção a esses canais, passa pelos gânglios linfáticos e retorna ‘limpo’ para o nosso sangue.

Sendo assim, como conta a coordenadora da Goodbe, a drenagem atua nesses pontos de filtragem, ativando a região para que a circulação dos líquidos continue fluida e livre de tudo aquilo que não nos faz bem, contribuindo para o aumento da imunidade. Somado a isso, a estimulação a partir das mãos também garante sensação de relaxamento.

Todas as gestantes podem fazer?

“Desde que a gravidez não seja de risco, qualquer gestante pode fazer a drenagem linfática a partir da 13ª semana”, ressalta Nubia. 

Ela também alerta que a massagem não é recomendada antes dos 3 meses de gestação, onde os riscos de aborto espontâneos são maiores.

Como é feita a drenagem linfática em gestantes?

No caso de grávidas, a massagem pode ser feita em quase todo o corpo, com exceção da lombar e do abdômen.

Ganham prioridade as regiões dos membros inferiores, como pernas e pés, onde há mais concentração de líquidos acumulados, para aliviar os sintomas.

Como acontecem as sessões de drenagem linfática em gestantes na Goodbe?

A aluna pode agendar a sua sessão de 45 minutos pelo aplicativo ou pela recepção. 

“É muito importante antes das sessões manter uma alimentação leve, beber água e tomar banho para melhor aproveitamento do creme que utilizamos, que é extremamente hidratante. Além disso, o creme é neutro e sem cheiro, o que evita processos alérgicos”, conta Nubia.

Quer saber mais sobre os serviços oferecidos pela Goodbe? Conheça aqui a nossa metodologia exclusiva que oferece aulas de pilates, yoga, funcional e massagens por um preço acessível!

Por Goodbe com colaboração de Nubia Romero