A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas diariamente. Estima-se que uma única doação possa impactar até quatro pessoas, geralmente no momento em que elas mais precisam!
Se você tem entre 16 e 69 anos, pesa mais de 50 kg e conta com boas condições de saúde, então, tende a estar apto para doar. O processo é simples, rápido e com toda a segurança garantida.
Os hemocentros pedem insistentemente a colaboração social porque a necessidade de transfusões para atender emergências e pacientes em tratamento é constante. Apesar disso, a regularidade dos estoques é desafiada em determinadas épocas do ano, como nos meses de inverno, férias escolares e feriados prolongados, quando tendem a diminuir.
Além de ajudar quem precisa, o doador também se beneficia. Doar sangue estimula a produção de novas células sanguíneas, o que pode melhorar a saúde do doador. A cada doação, são realizados testes que ajudam a monitorar a saúde, como os de hepatites B e C, HIV e sífilis.
Como doar?
Se você mora na cidade de São Paulo, pode fazer a sua doação em qualquer um dos hemocentros da Fundação Pró-Sangue. Acesse o site da instituição e agende o dia e horário da sua coleta.
No local, o processo é rápido e seguro, durando cerca de 40 minutos. Após uma entrevista clínica para avaliar as condições de saúde do doador, ocorre a coleta que leva em torno de 10 minutos. Após a doação, é recomendável um breve repouso e a ingestão de líquidos.
Requisitos para doar sangue
É necessário apresentar um documento de identidade com foto e seguir algumas recomendações antes da doação, como evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Para doar sangue, você precisa:
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos
- Pesar no mínimo 50 kg
- Estar descansado
- Estar alimentado
- Apresentar documento original com foto recente
Quem não pode doar?
Em alguns casos, é preciso aguardar até que seja seguro realizar uma doação, como em situações de gravidez, tatuagem recente, ingestão de bebida alcoólica, vacina contra gripe, Covid-19 ou dengue, e risco de doença sexualmente transmissível. Confira todos os detalhes no site da Fundação Pró-Sangue.
Você pode fazer a diferença
A conscientização sobre a doação de sangue é fundamental para que mais pessoas se sensibilizem e se tornem doadoras, contribuindo para salvar vidas. Seja doador e engaje a sua rede nesse movimento também!
Por Goodbe