ARROZ COM FEIJÃO ENGORDA?

Diariamente, durante a consulta escuto os pacientes dizerem que arroz com feijão engorda. Quando pergunto aos pacientes por que acreditam nisso, me respondem que são alimentos fontes de carboidrato.

O arroz é um alimento fonte de carboidrato e energia, mas o feijão não, ele é fonte de proteína vegetal, e de outros nutrientes importantíssimos para a nossa saúde, como fibras, ferro e zinco, além de possuir baixa caloria por porção.

Vale ressaltar que não existem estudos científicos que comprovam tal justificativa, que pessoas que consomem alimentos fontes de carboidratos engordam. E é importante deixar claro que nenhum alimento isoladamente é capaz de aumentar o peso de uma pessoa.

Se tivesse alguma verdade nisso os franceses que comem em média meia baguete  ao dia seriam todos obesos, e ao contrário é uma das populações mais magras do mundo, assim como os chineses que consomem arroz em quase todas as refeições, inclusive no café da manhã, além dos vegetarianos que consomem em média 60% de alimentos fontes de carboidrato do valor calórico total.

Não tenha dúvidas e não queira se enganar, o que engorda é comer além daquilo que o seu corpo precisa, e a ingestão excessiva de alimentos industrializados, ricos em gordura, açúcares e calorias, como refrigerante, doces, salgadinhos, fast foods, entre outros.

Arroz e feijão são os alimentos que mais representam a cultura alimentar brasileira e que embora estejam sendo amaldiçoados e cada vez menos consumidos pela população brasileira é uma combinação rica nutricionalmente, pouco calórica e que ainda mais aparece na mesa da família brasileira.

1 porção de arroz branco: 4 colheres de sopa ou 100g: 124,37 calorias
1 porção de feijão carioca: 4 colheres de sopa ou 1 concha pequena ou 65g: 50,92 calorias

 

1 porção de arroz integral: 4 colheres de sopa ou 100g: 122,60 calorias
1 porção de feijão preto: 4 colheres de sopa ou 1 concha pequena ou 65g: 51,19 calorias

Coma ou volte a colocar o arroz e feijão no seu cardápio, com verduras e legumes, com ou sem carnes e acredite você será mais saudável, terá mais facilidade para manter um peso confortável e até emagrecer.

Venha equilibrar de forma simples e prazerosa a sua alimentação comigo, agende uma consulta!

Até breve!

Deixe uma resposta