CARNE ULTRAPROCESSADA: E OS IMPACTOS NO ORGANISMO 

O que eu tenho para te dizer hoje não é muito animador, aliás, nada animador.

Não é de hoje que sabemos que os embutidos como a salsicha e a linguiça, bem como as carnes ultraprocessadas  como bacon não fazem bem para a nossa saúde. Mas em 2015 a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um relatório onde afirma que o consumo desses produtos, aumentam o risco de câncer, juntamente com o tabaco, fumaça de óleo diesel e amianto.

E não adianta incluí-los em refeições saudáveis como saladas e omelete, por exemplo.

Mas por que isso acontece? Primeiro eu preciso te explicar rapidamente como os embutidos: salsicha e a linguiça são feitos.

Eles são feitos com restos de boi, frango e porco que não conseguem ser comercializados. As carnes que ficam muito próximas aos ossos, vísceras e etc.. Essas carnes são trituradas todas juntas e para que ela tenha esse aspecto bonito e esse cheirinho agradável são adicionados muitos conservantes, corantes e aromatizantes. 

Para você ter uma noção bem geral, praticamente 50% da salsicha que você compra (tomara que não) é de carne e outros 50% vêm de outros ingredientes.

Já o bacon e principalmente as salsichas e linguiças defumadas são ainda mais perigosas pelo processo de defumação que é tóxico ao nosso organismo.

Também não preciso dizer que em geral são produtos ricos em sal e gordura, podendo desenvolver (ou piorar o quadro de) diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, obesidade, entre outros.

Lista de embutidos: linguiça, salsicha, mortadela, peito de peru, presunto, salame…

Procure comer SEMPRE produtos IN NATURA, essa é a melhor forma de cuidarmos da nossa saúde.

Até a Próxima!