Falar sobre os benefícios da respiração na pratica de atividade física é bastante comum. As pessoas confirmarem que é sim de fundamental importância não prender a respiração durante a prática de exercícios também. Mas e na prática, será tão simples assim? Você consegue facilmente praticar uma correta respiração durante os seus treinos ou mesmo durante algum esporte?

A resposta para a grande maioria é negativa!

Notamos tranquilamente no dia a dia que realizar exercícios em apneia (ato de não respirar durante os exercícios) é muito mais comum do que se pensa, principalmente em esportes como Musculação, por exemplo. O sujeito chega realizar até 10, 12 repetições sem aplicar uma troca respiratória sequer. E isso evidentemente não é nada bom!

O meu objetivo hoje será exclusivamente o de reforçar sobre os benefícios em realizar a respiração durante as atividades, citar também a maneira correta de fazer isso, porque não adianta grande coisa fazer de maneira errada.

Temos no Pilates, por exemplo, um “gigante” de um aliado para educar sobre esta pauta e principalmente na melhor forma. Em resumo, a inspiração deverá ocorrer no momento de contração ou de maior esforço, logo, a expiração será evidentemente o contrário, no momento de “relaxamento” ou recuperação. De maneira geral e indicada, inspiração sendo feita pelo nariz, expiração sendo feita pela boca. Existem indivíduos que se sentem melhor aplicando o oposto, não há contraindicação em fazê-lo, ok, o destaque que eu faço aí é o de reconhecer onde você se enquadra melhor e de maneira consciente executar.

Sobre benefícios, além de facilitar na realização da atividade e por consequência na performance, temos ainda destaques como maior segurança, diminuição do risco de lesão, melhor entendimento da técnica, mais prazer e conforto durante a prática.

Em trecho extraído do uol.com.br, temos abaixo também os seguintes benefícios:

– Controle da ansiedade;
– Alívio do estresse;
– Melhora da insônia;
– Redução da Pressão Arterial;
– Diminuição de dores Lombares;
– Sensação de bem-estar.

Comece já a praticar e dar a devida atenção, você só tem a ganhar!

Bons treinos.

Deixe uma resposta