Condicionamento Físico com o treino funcional é uma preocupação frequente na rotina diária das pessoas, principalmente pensando nos exemplos em que a prática regular de atividade física não ocorre. A proposta neste texto, de forma breve e direta será a de apontar uma alternativa eficaz e segura de como cuidar e melhorar este aspecto. Exemplo clássico de um condicionamento não tão favorável assim, seria aquela sensação de total desconforto provocada mediante a algum esforço do dia a dia, planejada ou não.

Situações de esforço planejado:

  • Corrida no “final de semana” – já nos primeiros minutos sente-se certo desconforto, pouco mais você se sente exausto, sem qualquer condição de continuar correndo com aquela vontade e intensidade aplicada nos primeiros 10 ou 15 minutos;
  • Brincadeira qualquer com os filhos – correr, saltar, levantar e agachar, por exemplo.

Como situações não planejadas temos uma bem clássica, aquela, correndo atrás de um ônibus chegando no ponto (ônibus) ou o  metrô que está parado na estação (metrô) . Nestes dois casos, é comum aquela terrível sensação de falta de ar ou de grande esforço para recuperar o fôlego (predominante).

Agora a pergunta a fazer é sobre o que buscar para melhorar esta condição física?

A sugestão seria criar condicionamento Físico Com o Treino Funcional.

É claro que existem outras possibilidades, podemos facilmente citar corrida regular em uma esteira ou na rua, pedalar na bike da academia ou na rua, ou até mesmo jogar futebol com regularidade de 3x por semana pelo menos (alguém consegue?)

Vou destacar o Treinamento Funcional por algumas razões:

1 – É divertido
2 – É prático
3 – É rápido
4 – É EFICIENTE!

Sem contar outros aspectos como o fato de ser coletivo e o fato de ser desafiador uma vez que a busca da melhora ocorre de maneira pessoal, não depende de ninguém e sim do próprio praticante. Outro ponto tão importante como os já citados está no fato da intensidade que é proporcionada, isso provoca uma resposta tão significativa acerca da melhora do condicionamento físico com o treino funcional que uma frequência regular de 2x por semana são suficientes. 

Tempos de isolamento social, imposto pela pandemia Covid-19, tornaram-se mais flexivieis com o avanço da vacinação, o que favorece e muito a prática da modalidade e uma freqüência maior ao treino funcional. É ótima a possibilidade de se dedicar ao TREINO FUNCIONAL de maneira segura, diferente de tempos atrás, lembro ainda sobre aspectos emocionais, estes proporcionam grande sensação de prazer e bem-estar.


Exercícios freqüentes do treino funcional:

  • Polichinelo
  • Flexões
  • Abdominais
  • Pequenos trotes e corridas
  • Saltar
  • Pular corda
  • Trabalhos de força
  • Levantamento de barras
  • Barras fixas
  • Corda náutica

Importante dizer que as variabilidades nas propostas de treinos e de exercícios são inúmeras e desafiadoras, certamente alguma delas atenderão aos seus objetivos e necessidades.

Grande abraço!

Juan Croce