Não só podem como devem fazer a prática de atividade física. Mas antes, passar por uma orientação cardiológica adequada.

Qualquer atividade física praticada regularmente contribui para a melhora da saúde mental e física, por trazer benefícios como a redução da frequência cardíaca em repouso, ganho de massa muscular, redução da glicemia e até melhora do sono.

O treinamento funcional tem muitos benefícios e pode se dizer que é o melhor “medicamento” para prevenção de doenças crônicas e auxilia também no tratamento de qualquer indivíduo para que não se agrave futuramente a quem já possui alguma doença. 

Não há dúvidas que o exercício físico melhora a qualidade de vida, por trazer melhoras físicas e psíquicas. O treinamento funcional previne doenças, otimiza o condicionamento físico e as funções cardíacas e musculares. Por outro lado, é muito importante especialmente para pacientes cardíacos, porque além dos benefícios cardiovasculares diretos, o funcional também auxilia no alívio da ansiedade.

Concluindo o tema, pode se dizer que o treinamento funcional para cardiopatas é muito benéfico, entretanto o aluno só pode fazer atividades com os exames médicos em dia e sempre verificar, como está o sistema cardiovascular, para que haja um alinhamento entre o profissional de educação física e o médico para que assim, ocorra um planejamento específico na hora da atividade física.

Professor, José Luis