Você sabe quais são os exercícios do treino funcional?

Os exercícios funcionais trabalham todas as capacidades físicas, capacitando-o a realizar atividades que possibilitam à pessoa cuidar de si mesmo e viver de forma independente, sempre se baseando em algum movimento.

O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como:

– Pular;

– Correr;

– Puxar;

– Agachar;

– Girar;

– Empurrar.

O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento físico, resistência e agilidade, a modalidade permite ser realizada em qualquer ambiente.

Todo exercício praticado sem a utilização de máquina ou aparelho, podemos chamar de exercício funcional.

Baseados nos movimentos citados acima, temos alguns exercícios que são bastante utilizados na prática do treinamento funcional, como:

– Agachamento

– Burpee

– Levantamento terra

– Rosca direta

– Remadas

– Barra fixa

– Flexão de braços

– Abdominais.

Todos esses exercícios podem ser feitos por qualquer pessoa, desde crianças a idosos. Lembrando-os que a prática desses exercícios ou atividade devem sempre ser feitas de forma individualizada respeitando a capacidade cognitiva e motora de cada pessoa. A prática regular desses exercícios proporciona grandes benefícios como prevenção de lesões, melhorias cardiovasculares, emagrecimento, redução do percentual de gordura e ganho de massa muscular, auxiliando a ter uma vida mais saudável e até mesmo mais prolongada.

Ao fazer uma aula de treinamento funcional você libera endorfina e sentirá como é bom cuidar do seu corpo e mente, isso irá trazer um dia mais ativo, com menos estresse e com uma sensação indescritível de prazer.

Não perca tempo e comece a fazer suas aulas o quanto antes.

Grande abraço!

José Luis
Profissional de Educação Física