A capacidade respiratória tratada neste texto vai referir-se principalmente com aquela sensação de total desconforto mediante a algum esforço do dia a dia, seja provocado de maneira planejada ou não.

Como situações de esforço planejado posso citar:

  • Futebol do “final de semana” – já nos primeiros minutos da partida você se sente exausto, sem qualquer condição de continuar correndo com aquela vontade e intensidade aplicada nos primeiros 10 minutos (para muitos até bem menos que isso);
  • Brincadeira qualquer com os filhos – correr, saltar, levantar e agachar, por exemplo.

Como situações não planejadas temos uma bem clássica, aquela correndo atrás de um ônibus ou metrô que está chegando no ponto (ônibus) ou parado na estação (metrô). Nestes dois casos, é comum aquela terrível sensação de falta de ar ou de grande esforço para recuperar o fôlego (predominante).

Agora a pergunta que eu faço a você é, O QUE EU POSSO FAZER PARA MELHORAR ISSO?
Simples, Treinamento Funcional!

É claro que existem outras possibilidades, podemos facilmente citar corrida regular em uma esteira ou na rua, pedalar na bike da academia ou na rua, ou até mesmo jogar futebol com regularidade de 3x por semana pelo menos (alguém consegue?)

Vou destacar o Treinamento Funcional por algumas razões:

1 – É divertido
2 – É prático
3 – É rápido
4 – É EFICIENTE!

Sem contar outros aspectos como o fato de ser coletivo e o fato de ser desafiador uma vez que a busca da melhora ocorre de maneira pessoal, não depende de ninguém e sim do próprio praticante. Outro ponto tão importante como os já citados está no fato da intensidade que é proporcionada, isso provoca uma resposta tão significativa acerca da melhora da capacidade respiratória que uma frequência regular de 2x por semana são suficientes.

Em tempos de isolamento social, imposto pela pandemia Covid-19, é ótima a possibilidade em trazer o TREINO FUNCIONAL para dentro de sua casa e de alguma

forma manter sua saúde e condição física menos comprometida.
Exercícios acessíveis seriam:

  • Polichinelo
  • Flexões
  • Abdominais
  • Pequenos trotes e corridas
  • Saltar
  • Pular corda

E para os mais avançados, imprimir um circuito passando por toda esta relação de uma vez e sem descanso entre eles seria realmente incrível!

Nas redes sociais da Goodbe (goodbeoficial), facilmente você poderá conferir estas e outras possibilidades para cuidar de sua saúde enquanto aguarda o retorno presencial na unidade ou não, uma vez que também é oferecido pela marca a possibilidade de contratações para treinar on-line.

Espero que o texto tenha sido útil para você.
Até o próximo tema.

Juan Croce

Deixe uma resposta