Contração Abdominal: Por Que Realizar?

 Uma região que está inclusa nas mais variadas formas de exercícios é o exercício na região abdominal. Quando praticada de forma consciente, a eficácia é garantida.

Mas você sabe por que essa pratica está sempre presente desde os treinos para iniciantes até o mais avançado?

Neste texto, vou utilizar como referência o Pilates. Não tenho dúvidas de o quanto é perfeito tomar como referência esta modalidade uma vez que o carro chefe (um deles) é justamente a constante ativação (termo comum utilizado na modalidade) do abdômen. Para aqueles que já experimentaram a modalidade sabem bem o que é isso e a importância que possui. Principalmente quando comparamos aos momentos iniciais e posteriormente mais avançados, onde fica mais evidente a diferença entre praticar os mais variados movimentos sem e com a técnica.

Agora, vamos conferir de maneira mais clara as vantagens e benefícios da técnica:

  • Estabilidade das articulações
  • Postura corporal
  • Evita desalinhamentos de quadril e joelho
  • Proteção da coluna lombar
  • Auxilia no equilíbrio
  • Favorece a correta execução dos exercícios

Alguns profissionais da área defendem que a região de centro (Core) e força (Power house) de energia corporal e esforço realizado nos exercícios passam exatamente por estes músculos abdominais. Sem entrar nesse mérito, reforço que eu concordo em grande parte com essa avaliação e convido qualquer um, do iniciante ao mais avançado a experimentar e vivenciar a diferença que é entre realizar determinado exercício ou esforço, porém de qualquer modo, sem qualquer preocupação de estabilização e ativação desta região. E no outro momento, realizar novamente os mesmos esforços, porém desta vez fazendo uso da técnica. A diferença é absurdamente notável e positiva quando realizado do segundo modo fazendo uso da técnica.

Então não se trata de sair treinando e fazendo de qualquer maneira ou da forma que você entende que é o correto. Existe de fato a maneira correta e profissional em executar esses exercícios, maneira essa que vai entregar para você não somente melhor e mais rapidamente o resultado desejado, mas também, segurança, conforto, menor consumo de energia, maior performance, entre outros. Busque sempre orientação de um Profissional de Educação Física.

Grande abraço,
Juan Croce

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