DORMIR POUCO E MAL ENGORDA?

Sim!

Quando pensamos em ganho de peso, naturalmente associamos tal situação ao sedentarismo e má alimentação, o que faz todo sentido, mas nos esquecemos ou nos falta informação de que uma boa noite de sono é primordial para preservar a saúde, manter o peso e auxiliar o  processo de emagrecimento.

Geralmente, a maioria das pessoas necessitam de oito horas de sono para recompor-se, mas segundo os especialistas do sono esse tempo pode variar para mais ou menos dependendo da necessidade de cada pessoa.

À medida que o tempo de sono não é respeitado, observa-se em curto prazo: cansaço, redução da capacidade de concentração, esgotamento físico e mental. Quando a privação de sono torna-se crônica aumentam-se as chances de desenvolver ansiedade, depressão, obesidade, diabetes, hipertensão, perda de libido, dificuldade de aprendizado e redução da atividade imunológica.

No que se refere ao ganho de peso e obesidade, diversos estudos comprovam os efeitos negativos em decorrência da privação de sono. As principais causas são:

Pessoas que não dormem bem, geralmente têm mais horas disponíveis para comer e apresentam mais propensão para desenvolver hábito beliscador;

Reduz a produção do hormônio leptina, que sinaliza a saciedade, fazendo com que a pessoa coma mais;

Estimula a produção do hormônio grelina, aumentando o apetite;

Diminui o metabolismo basal (é o mínimo de energia necessária para manter as funções vitais do organismo, como a respiração);

Devido ao esgotamento físico e mental são pessoas menos dispostas e praticam menos exercícios físicos.

ALGUMAS DICAS PARA UMA BOA NOITE DE SONO

Organize a agenda dos próximo dias até duas horas antes do horário de dormir.

Evite o consumo de substâncias estimulantes próximo ao horário de dormir, como a ingestão de bebidas que contenha cafeína (café, chá mate, chá preto, chá verde, pó ou bebidas à base de guaraná), já que estas podem causar interrupções no sono e sono não reparador.

Pratique exercícios físicos até três horas antes do horário de dormir, levando-se em conta o aumento da temperatura corporal.

Evite qualquer tipo de barulho, luz e temperatura elevada no ambiente de dormir.

Garanta o conforto da cama, do travesseiro e do ambiente.

Evite comer em excesso antes de deitar-se.

Não use a cama para atividades como assistir televisão, ler, estudar e comer.

Tome um banho quente e/ou relaxante antes de dormir.

Procure fixar horários para dormir e acordar.

LEMBRE-SE O RESPEITO AO CORPO SE DEVE A VÁRIOS FATORES, COMO O AUTOCONHECIMENTO, O AUTOCUIDADO, O ENTENDIMENTO DAS LIMITAÇÕES DO PRÓPRIO CORPO, A AUTOVALORIZAÇÃO E O DIREITO AO DESCANSO. 

Depois disso tudo eu desejo que vocês tenham uma ótima noite de sono e sonhos.

Abraços!

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