Mercado Fitness

Empreender no mercado fitness: quais os desafios e as oportunidades?

Por 10 de novembro de 2022 Sem comentários

Segmento vive período de recuperação após cenário de pandemia

Como em muitos segmentos, a pandemia do novo coronavírus lançou sobre o mercado fitness o desafio de manter a sustentabilidade financeira em um momento em que academias, estúdios e lojas estavam impedidos de funcionar presencialmente. E apesar das perdas e danos do período agudo da crise sanitária, a boa notícia é que o setor tem se recuperado de maneira célere.

Segundo números divulgados pela Tecnofit, startup de gestão de fitness, apesar do período de isolamento social ter representado uma queda de 65% nas assinaturas de clientes, quando as medidas de restrição foram flexibilizadas, a retomada foi de 88% entre aqueles que haviam deixado de treinar.

A recuperação também foi vista nos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que monitora os resultados de franquias, entre elas de saúde, beleza e bem-estar. O segmento teve o terceiro melhor desempenho do segundo trimestre de 2022, com uma variação de 20,1% em comparação com o período anterior. Já no acumulado de 12 meses, ficou em segundo lugar, com uma variação de 10,9%.

Por que olhar para os números é importante?

Se você pensa em empreender na área, entender o mercado é tarefa essencial para construir um bom negócio. Ainda mais sabendo que a área vive um momento positivo de retomada!

Foi o que fez Marcelo Sant’Anna, CEO da Goodbe, que desenvolveu uma metodologia inovadora para oferecer aulas de pilates, yoga, treino funcional e massagens por um preço acessível. Com a iniciativa, ele vem quebrando o paradigma de que para cultivar bem-estar e saúde é preciso pagar caro. 

A primeira unidade da franquia abriu no início de 2020, meses antes da pandemia ser decretada. Com planejamento, o negócio conseguiu sobreviver à crise e, inclusive, expandiu sua atuação. Foi na retomada e no aumento da demanda por serviços ligados à saúde física e mental que a Goodbe abriu sua segunda unidade, todas na cidade de São Paulo.

Oportunidades para crescer e se reinventar no mercado fitness

Se por um lado a pandemia lançou sobre o setor uma prova de fogo, quais foram as oportunidades que ela deixou? 

Transformação digital

O último relatório panorama setorial Fitness Brasil, da IHRSA, chama atenção para a necessidade de os negócios estarem atentos à transformação digital, olhando para a tecnologia como um diferencial e fator de concorrência. Algo que até então não acontecia.

Entretenimento

Outro ponto interessante sinalizado pelo levantamento diz respeito à experiência. Muitos negócios estão desenvolvendo estratégias disruptivas que além de serviços físicos e digitais, geram entretenimento para fidelizar seus clientes.

A tendência vem da percepção de que, hoje, as pessoas não buscam na atividade física apenas por fator estético. Pelo contrário, tem crescido a busca por alternativas que agreguem qualidade de vida acima de qualquer coisa, pensando na saúde e no bem-estar em longo prazo. 

E aí, quer investir em um negócio que esteja atento e alinhado às tendências do mercado? Conheça a nossa metodologia e as oportunidades de empreender com uma franquia Goodbe

Por Goodbe