O que o cérebro pensa, o intestino sente; veja dicas para manter o sistema digestivo em dia!
O intestino tem seu próprio sistema nervoso. Isso pode soar estranho em um primeiro momento, mas, provavelmente, você já deve ter vivenciado alguma situação de estresse ou de ansiedade que desencadeou um desarranjo ou uma prisão de ventre, certo?
Isso acontece porque o sistema está ligado ao cérebro por meio de ramificações que respondem ao nosso estado emocional. “A gente só fala dos neurônios do cérebro, mas o intestino também está cheio deles”, comenta o psiquiatra Daniel Barros, professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, em entrevista à Rede Globo.
Ele explica que o corpo funciona como uma orquestra sinfônica e que é preciso muita sintonia para que tudo corra bem desde o momento em que um alimento é ingerido, digerido e excretado. “Precisa de uma coordenação muito fina do corpo e isso é feito por células nervosas”.
Mas o que acontece quando estamos estressados? O que o cérebro pensa e o intestino sente!
O estresse e o intestino
Diante de situações de estresse e ansiedade, o nosso organismo – por meio do sistema nervoso autônomo, área do cérebro responsável por fazer funcionar tudo aquilo que não podemos controlar, como a respiração, a digestão etc -, aciona um mecanismo instintivo chamado de ‘Luta ou Fuga’, que faz com que o nosso corpo fique em estado de alerta para responder a uma situação de perigo.
Além de causar sudorese, tensão muscular e aceleração dos batimentos cardíacos, o estado de alerta altera a circulação sanguínea, levando mais sangue para os músculos e o coração, logo, tirando do aparelho digestivo, explica o gastroenterologista Marcelo Borba, médico do Hospital Sírio-Libanês, também em entrevista à Rede Globo.
Segundo o especialista, essa diminuição do fluxo sanguíneo no aparelho e no intestino, propriamente dito, pode comprometer o seu funcionamento e gerar uma série de desconfortos, como dores e cólicas.
Como deixar a saúde do intestino em dia?
Considerando que as emoções estão diretamente ligadas a nossa digestão, cuidar da saúde mental é tarefa indispensável, mas há também outras dicas que podem ajudar.
Em um vídeo publicado no Instagram, a nutricionista da Goodbe Flávia Gregorini lista 5 hábitos saudáveis para garantir o equilíbrio da microbiota, ou seja, da flora intestinal.
As sugestões servem tanto para aqueles que enfrentam quadro de estresse quanto para quem tem um ritmo mais ou menos lento de idas ao banheiro. Confira!
-
Incluir fibras na alimentação
Existe uma infinidade de bactérias presentes no nosso sistema digestivo e parte delas é responsável pela digestão de tudo aquilo que é ingerido. Por isso, manter a flora intestinal em dia é importante para que não haja desequilíbrio.
As fibras, segundo Flávia, funcionam como alimento para as bactérias, garantindo que elas estejam saudáveis para desempenhar suas funções. Frutas, legumes e verduras são exemplos de alimentos ricos em fibra.
-
Adequar a quantidade de proteína
Se de um lado as fibras alimentam, por outro, o excesso de proteína animal pode levar a uma disbiose, ou seja, o desequilíbrio na microbiota intestinal, aponta a nutricionista.
-
Atividade física
Aliada fiel da saúde, são muitas as contribuições da atividade física para o funcionamento do corpo de forma integral. No caso do intestino, o exercício regular atua como um protetor da flora intestinal e favorece o seu funcionamento de maneira regular.
Contribui para os movimentos peristálticos, que fazem com que o bolo alimentar chegue até o estômago e o fecal seja eliminado do corpo.
-
Controle do estresse
Não restou dúvida sobre a importância da inteligência emocional para garantir as visitas ao banheiro, certo? Nesse sentido, Flavia Gregorini também indica a prática regular de atividade física e a meditação!
Se você ainda não conhece a Goodbe, talvez seja uma boa oportunidade de navegar pelo nosso site e agendar uma aula experimental. Somos um centro de bem-estar que oferece aulas de yoga, pilates, funcional, massagem e apoio nutricional por um preço que cabe no bolso.
Diferente das academias tradicionais, na Goodbe, você cuida do corpo de forma integral, unindo o físico e o mental! Clique aqui e conheça a nossa metodologia exclusiva.
Vem fazer o que te faz bem. Vem ser Goodbe!