Pilates Ajuda a Melhorar o Encurtamento Muscular

Conceituando, vamos entender melhor ao que se refere os termos: encurtamento muscular e encurtado.

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De forma prática, digo a você que estamos falando da mesma coisa. O encurtamento, podemos entender como um quadro que leva a segunda palavra (definição), encurtado. Em outras palavras, um indivíduo sofrendo do encurtamento de uma determinada musculatura, fatalmente ficará com esta determinada musculatura encurtada. O mais comum de identificar é no posterior de coxa (músculo na parte de trás da perna). Nesta região é onde conseguimos identificar a necessidade de melhora com mais facilidade. Na figura acima, trago um teste que qualquer um pode fazer em casa. Outro bem comum é aquele em que tentamos alcançar a ponta dos pés, clássico esse!

Em termos técnicos, temos algumas definições:  

“É a perda da elasticidade do músculo que pode causar dificuldade nos movimentos e desvios posturais. Se você sofre com esse problema é importante entender porque ele acontece e como resolver, ou amenizar”. 

“O alongamento é uma manobra terapêutica utilizada para aumentar a mobilidade dos tecidos moles por promover aumento do comprimento das estruturas que tiveram encurtamento adaptativo(3), podendo ser definido também como técnica utilizada para aumentar a extensibilidade musculotendínea e do tecido conjuntivo periarticular, contribuindo para aumentar a flexibilidade articular, isto é, aumentar a amplitude de movimento (ADM)”. 

Este problema é cada vez mais comum em nossa sociedade devido aos atuais hábitos de vida. Passamos grande parte do dia sentado, seja no trabalho ou seja no sofá de casa. Essas práticas só agravam ainda mais a questão do encurtamento. Sem contar os fatores genéticos, que podem acentuar ainda mais o problema.

Saia do sedentarismo, mude o seu estilo de vida, venha cuidar de seu corpo e da sua saúde. E para você que já está em alguma prática regular de atividade física, mantenha o treino e preste bem atenção em qual é a melhor prática para tratar do tema discutido até aqui.

Uma opção prática de resolver é com o Pilates. Basicamente, ele é necessário para amenizar e promover a elasticidade dessa musculatura, com práticas regulares (2x por semana já é bem interessante) de exercícios específicos, que venham contemplar a promoção dessa flexibilidade (ou elasticidade como acima mencionado) e não há nada tão eficiente como o Pilates. Com esta modalidade, além dos exercícios realizados em solo (alongamento por exemplo), temos ainda possibilidades como bola, acessórios (diversos), e os aparelhos Cadilac, Reformer, Barrel e Chair.  

Portanto, não há dúvidas, Pilates e Goodbe são uma combinação excelente para tratar deste quadro extremamente desconfortável à saúde de qualquer um. Venha treinar conosco, não perca tempo, sinta-se melhor e bem mais disposto para os desafios diários.

Juan Croce

Fonte: revistaviver.com.br/?p=27381

Fonte: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922010000300015

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