QUAL AÇÚCAR É MAIS SAUDÁVEL? QUAL AÇÚCAR TEM MENOS CALORIAS? QUAL AÇÚCAR FAZ MENOS MAL? TODO AÇÚCAR É IGUAL?

Diariamente, no consultório, escuto essas perguntas, por isso resolvi dividir com vocês algumas informações:

Quais são os tipos de açúcar?

1 – Açúcar refinado – durante o processamento de refinamento são adicionados alguns aditivos químicos, e seu teor de vitaminas e minerais é muito baixo.

Segundo a definição da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária),  um aditivo alimentar é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, mas com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação dos alimentos.

2 – Açúcar cristal – são utilizados os métodos de clarificação, branqueamento e um leve refinamento, e por consequência perde-se a maior parte das vitaminas e minerais. Esses métodos visam deixar o açúcar claro, diminuir o tamanho dos cristais, melhorar o cheiro e a sua dissolução.

3 – Açúcar demerara – é a opção intermediária entre o açúcar mascavo e o refinado. Utiliza-se a técnica de refinamento, porém com pouca ou sem adição de aditivos químicos, o que o torna mais natural e com mais vitaminas e minerais que o açúcar refinado ou cristal.

4- Açúcar mascavo – é adquirido da concentração do caldo de cana recém-extraído. Não há o uso de aditivos químicos. É a versão que mais apresenta vitaminas e minerais.

5 – Açúcar de confeiteiro-passa pelos processos de clarificação, branqueamento e refinamento, e a quantidade de vitaminas e minerais é extremamente baixo. É um açúcar bem fininho, utilizado em alimentos de confeitaria, podendo ser misturado com amido de milho (maisena) para garantir maior estabilidade e evitar a sua dissolvência.

6- Açúcar light – é a mistura do açúcar refinado e adoçantes dietéticos artificiais. Possui maior grau de doçura que outros açúcares, por isso é usado em menor quantidade e como consequência reduz a ingestão de calorias.

7 – Açúcar invertido – é feito a partir do açúcar refinado, que passa por uma modificação na sua estrutura química. É largamente utilizado na fabricação de doces, como chocolate, bombons, balas e biscoitos, com a finalidade de evitar cristalização, melhorar a textura e crocância, dar cor e aroma aos alimentos.

8 – Açúcar de coco – extraído do fluido das flores da palma de coco, não passa por processo de refinamento e sem adição de aditivos químicos. Possui capacidade de adoçar como os outros tipos de açúcares, no entanto o seu índice glicêmico é um pouco menor, o que torna a absorção mais lenta, não provocando picos de glicose e insulina na correte sanguínea.

Acredito que tenha ficado claro que o açúcar de coco, mascavo e o demerara são os mais saudáveis, porém o uso de qualquer tipo de açúcar deve ser feito com muita moderação. Em relação ao valor calórico, todos os açúcares apresentados oferecem 4 calorias a cada 1 grama, por isso mudar o tipo de açúcar não levará a redução de calorias da sua alimentação.

Espero tê-los ajudado!

Abraços!

Deixe uma resposta