O Pilates é uma prática corporal alternativa, que tem como princípios a concentração, centralização, respiração, controle e fluidez, sendo um método capaz de reabilitar ou prevenir lesões musculares e posturais.

Joseph Pilates, o criador do método, utilizava em seu treinamento molas e roldanas de camas para tratamento de feridos em guerra, nesse momento surgiu o aparelho Cadillac. A técnica visa atingir equilíbrio entre corpo e a mente, por meio de exercícios que irão trabalhar a postura, respiração correta, a flexibilidade corporal, a mobilidade e outras propostas que envolvem a mecânica do corpo.

Os aparelhos têm a função de auxiliar na realização dos movimentos, melhorando a consciência corporal dos alunos, e sendo um fator que pode ser colocado como base para progressão de exercícios, através do aumento ou diminuição de molas, facilitando ou dificultando o exercício de acordo com a necessidade do aluno. Com ajuda deles conseguimos alcançar objetivos como: equilíbrio e sinergia entre músculos, ganho de amplitude de movimentos, aumento da flexibilidade, melhora do controle corporal etc.

Os aparelhos nos permitem adaptar os exercícios de acordo com as características de cada pessoa, evitando possíveis erros que poderiam ser cometidos em atividades que não sejam adequadas as capacidades/ limitações dos alunos.

Os Aparelhos utilizados atualmente no método contemporâneo são:

Chair ou StepChair, um aparelho versátil, e compacto, formado por pedais e estofado, pode oferecer exercícios variados, entre eles para trabalho dos membros inferiores, tronco e superiores, funcionando bem para o treino de todos os grupos musculares, ideal para trabalhos de resistência, equilíbrio e coordenação, proporcional também alongamentos e pode ser usado desde alunos que apresentam lesões até atletas de rendimento.

LadderBarrel, é um aparelho compacto formado por um pequeno espaldar e estofado, sendo um aparelho ideal para alongamentos, que faz com que o aluno dê o seu máximo durante a realização dos exercícios nesse equipamento. Pode ser usado para fortalecer a musculatura abdominal profunda e superficial.

Cadillac, é um aparelho grande, lembra uma “maca” e possui barras laterais que possibilitam a realização de diversos exercícios, sendo o “queridinho” dos alunos. Seus suportes deslizantes combinados com as molas que podem ser colocadas para facilitar ou dificultar os exercícios em diferentes molas, permitem um desempenho multifuncional com o uso dessa estrutura, sendo possível realizar exercícios na postura sentada, deitada, em pé, ajoelhado entre outros. Por sua versatilidade é possível trabalhar exercícios de fortalecimento de abdômen, membros superiores, inferiores, tronco, alongamentos, exercícios para melhora da mobilidade e flexibilidade dos alunos.

Reformer, é um aparelho que lembra uma cama, com um carrinho deslizante, possuindo sistemas de ajustes práticos e eficientes para adaptações dos alunos. Suas molas permitem um trabalho global que musculaturas, entre elas abdômen, membros superiores, membros inferiores, tronco. Nesse aparelho é possível trabalhar força, flexibilidade, ganho de amplitude de movimento, garantindo ao aluno mais segurança na execução dos exercícios.

É importante ressaltar que todos os aparelhos podem ser utilizados na forma de reabilitação e atividade física, proporcionando ganhos inimagináveis aos alunos que praticam o método.