QUAL O IMPACTO DOS ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NA AMAMENTAÇÃO E NA MÃE ATIVA NOS TREINOS.
Quando eu recebi essa sugestão de tema eu lembrei da minha professora de materno-infantil lááá na faculdade, ela dizia “tudo o que a mãe come, ela passa para o bebê através do leite”.
Mas pensa comigo, quem produz o leite é o seu corpo. O seu corpo só pode oferecer para o seu filho o que tem nele, ou seja, os nutrientes que você consumiu anteriormente.
Agora pensa no seu leite… Será que o seu leite está adequado para o seu filho de acordo com a sua alimentação?
Pensou? Ok
A esmagadora maioria dos produtos ultraprocessados são lotados de sódio, açúcares, gorduras, aromatizantes e principalmente conservantes. Pera ai, você não sabe o que é um alimento ultraprocessado? Vou deixar essa imagem aqui em baixo para você:
O Guia Alimentar para a População Brasileira define alimentos ultraprocessados como nutricionalmente desbalanceados. “Por conta de sua formulação e apresentação, tendem a ser consumidos em excesso e a substituir alimentos in natura ou minimamente processados.”
Conversando agora de mãe para mãe…
Eu sei que a nossa vida com criança pequena nem de longe é fácil e que muitas vezes nós nem conseguimos atender as nossas necessidades biológicas (xixi e cocô) quando queremos, quem dirá fazer comida.
Neste momento se você não tiver uma rede de apoio, procure facilitar a sua vida com escolhas inteligentes.
Deixe frutas higienizadas e picadas guardadas na geladeira, quando a fome bater basta você passar para um prato;
Cozinhe os legumes de uma vez só e congele em porções individuais, desse jeito basta você passar para uma frigideira bem quente e refogar com bastante alho, fica uma delicia;
Tempere alguns bifes e guarde temperado na geladeira, é a mesma lógica dos legumes;
Substitua tudo o que for branco por integral (farinha, pão, arroz, macarrão…), assim você aproveita melhor os nutrientes;
Sempre que for cozinhar faça marmitas com a comida que sobrou, assim você terá comida sempre no congelador.
Por último, porém, MUITO IMPORTANTE beba bastaaaaante água, pelo menos 3 litros por dia.
Até a próxima!