Massagem Esportiva: Benefícios para lesões Musculares

Olá!

Todos bem? Espero que sim.

Está em dia com seu corpo? Está cuidando bem dele?… Nossa conversa já começa com ‘cobrança’ mesmo, porque o assunto merece atenção,mas vamos por partes.

Partindo do princípio que você está firme conosco nas aulas online de Pilates e Funcional, o cuidado básico com o corpo você precisa ter, especialmente se você teve algum tipo de lesão muscular, vamos lá.

As lesões mais comuns que vemos são: Distensão, Bursite e Epicondilite Lateral, vamos nos ater a estas três, afinal, quando falamos de lesões as categorias são muitas. E o que as três citadas aqui têm em comum? Podemos classificá-las como lesões por estresse/esforço repetitivo. Elas se agravam pelo excesso do ácido Lático, que traz fadiga para fibra muscular, e o líquido sinovial quando está em falta, danifica lubrificação das articulações.

E como a massagem terapêutica vai ajudar? No processo de massoterapia, visamos restabelecer a comunicação da fibra muscular, a memória muscular existe, e com isso auxiliamos na ativação dela. Obviamente, é preciso ter cuidado ao fazer a manipulação em uma área lesionada, após a liberação médica para o retorno das atividades, e com o devido cuidado, essa manipulação traz a melhora do retorno venoso, aumenta a liberdade da fáscia, traz mobilidade das fibras musculares e com isso uma melhor percepção que envolve o sistema ósseo. Esse conjunto traz força pra lesão muscular fazendo com que o próprio sistema se restabeleça a cada sessão.

Por isso sempre falamos sobre a importância do alongamento antes das atividades, o aquecimento traz mobilidade e serve para preparar aquele músculo para as movimentações que virão a seguir, isso se aplica no seu home office também.

Devo salientar o princípio da terapia integrativa, com os fatores psicossomáticos relacionados às articulações mostram a nossa postura diante das adversidades da vida, como nos dobramos diante dos problemas, como impulsionamos as nossas vontades e como delimitamos nossos limites.

Fiquem bem, até a próxima!