É possível definir o corpo com pilates? Tá aí uma dúvida comum para muitas pessoas, especialmente para aquelas que buscam algo que fuja dos treinos tradicionais das academias de ginástica.
Fluido, dinâmico e centrado no indivíduo, o pilates é um método que trabalha o corpo de forma integral, unindo o físico e o mental.
Pode ser praticado tanto no solo (mat pilates) quanto em aparelhos (studio pilates), o que garante maior adaptabilidade aos exercícios a partir das necessidades e objetivos de cada um. Somada a uma lista de benefícios, a acessibilidade a diferentes corpos e idade têm feito o método ganhar cada vez mais adeptos.
Força
Com relação aos seus efeitos físicos, Lizandra Alves, fisioterapeuta e instrutora de pilates da Goodbe, explica que “com o aumento do tempo de estímulo ao músculo, associado aos acessórios com carga, constância e uma boa alimentação conseguimos construir massa muscular e tonifica-la”. O que indica que, sim, é possível ganhar força com a prática recorrente do pilates.
No entanto, vale destacar que isso não significa que o foco da atividade esteja centrado na hipertrofia, assim como na perda de peso. Para isso, a instrutora aponta que outras modalidades, como o treino funcional e a musculação, podem ser mais eficientes. “Exercícios que trabalham de forma isolada os grupos musculares ou que tenham um alto gasto calórico tendem a ser uma escolha melhor ”, recomenda.
Ou seja, se você busca uma atividade em que a força e o peso são trabalhados em um conjunto maior, que também contempla, o equilíbrio, a concentração e o alívio de efeitos ligados ao estresse, o pilates pode ser uma ótima pedida.
“Uma das maiores vantagens é que o método pode ser praticado por pessoas de diferentes grupos. Oferece um repertório de exercícios bastante diversificado e cada movimento pode ser adaptado de acordo com as necessidades e limitações individuais de cada aluno”, destaca Lizandra.
Benefícios
Ela também ressalta que entre os princípios que norteiam e compõem uma prática de pilates estão: concentração, respiração, centralização, controle, precisão e fluidez. Ou seja, há uma atenção especial ao aprimoramento do foco e da concentração; ao alinhamento das posturas; aos exercícios respiratórios; e à consciência corporal.
Além disso, o método atua de forma ativa no ganho de mobilidade, de força, na coordenação motora, no equilíbrio, na melhora da postura e da resistência muscular, assim como no relaxamento e alívio do estresse.
“Investir nessa prática é benéfica, pois consiste em exercícios de baixo impacto, com poucas repetições e respeitando a individualidade. Isso faz com que o método se torne ainda mais seguro”, finaliza a instrutora da Goodbe.
Quer testar na prática os benefícios do pilates? Agende uma aula experimental gratuita em uma das unidades Goodbe.