Pilates

Mitos e verdades sobre o Pilates

Por 19 de fevereiro de 2024 Sem comentários

O método Pilates conquistou um lugar de destaque no mundo do fitness. Pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico buscam a prática por seus vários benefícios, seja na busca de uma vida com mais bem-estar, na prevenção de lesões, dores, na gravidez ou em outros casos em que costuma ser indicado.

Com a popularidade surge também uma série de dúvidas. Hoje, descomplicamos algumas das mais frequentes para você!

1. O pilates é só alongamento, não constrói músculos.

MITO. Embora incorpore muitos exercícios de alongamento, o método pode colaborar em alguma medida para o ganho de força, mas, não deve ser comparado com outras atividades como a musculação, por exemplo, na qual os segmentos do corpo são trabalhados de forma isolada, com cargas direcionadas.

O pilates foi pensado para trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, com atenção especial ao powerhouse. Também chamado de core, essa estrutura é  formada pela musculatura abdominal, lombar e pélvica, essenciais para a estabilidade da coluna. Com o tempo e a prática consistente, é possível desenvolver ganhos de massa muscular, em especial nessas regiões.

2. Pilates é apenas para pessoas jovens e flexíveis.

MITO. Um dos aspectos mais incríveis do pilates é a sua adaptabilidade. Os exercícios podem ser modificados para atender às necessidades individuais de praticamente qualquer pessoa, independentemente de gênero, idade ou nível de condicionamento físico.

3. Você precisa de equipamento especial para praticar

MITO. Embora muitos estúdios usem equipamentos como reformers e cadillacs, a verdade é que você pode fazer pilates apenas com um tapete.

Existem inúmeras variações de exercícios que podem ser realizados no chão, usando o peso do corpo para resistência. O equipamento pode adicionar variedade e desafios às sessões, mas não é essencialmente necessário para a prática!

4. Pilates melhora o humor e contribui com a sensação de bem-estar

VERDADE. Assim como qualquer outra atividade, o método libera endorfina no organismo, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. E isso vai colaborar para a redução dos sintomas associados ao estresse, melhorando o sono, o humor e garantindo uma vida com mais qualidade!

5. A prática melhor a postura e previne dores

VERDADE. Junto com a respiração e a concentração, o método trabalha o alongamento do corpo, a resistência e a amplitude de movimentos. Quando feito de forma recorrente, o pilates ajuda na reorganização e no ganho de consciência corporal que, consequentemente, vão colaborar para a melhora da postura.

6. Grávidas podem praticar pilates

VERDADE. Durante a gestação a mulher passa por uma série de modificações corporais que influenciam a sua postura, em especial o desenvolvimento da barriga.

Sob orientação médica, o pilates pode prevenir dores nas costas, fortalecer o core e contribuir para a flexibilidade e a consciência corporal, como falado anteriormente. Com isso, fazer desse momento tão significativo algo mais confortável!

Conheça a Goodbe

Quer uma vida com mais qualidade, saúde e bem-estar? Na Goodbe você encontra tudo isso por um preço que cabe no seu bolso.

Crie uma rotina de atividades que equilibre a prática de pilates, yoga, funcional e massagem e tire proveito do cuidado integral, corpo e mente, para você viver melhor. Agende uma aula experimental gratuita e teste na prática a nossa metodologia!

Por Goodbe