Segmento vive período de recuperação após cenário de pandemia
Como em muitos segmentos, a pandemia do novo coronavírus lançou sobre o mercado fitness o desafio de manter a sustentabilidade financeira em um momento em que academias, estúdios e lojas estavam impedidos de funcionar presencialmente. E apesar das perdas e danos do período agudo da crise sanitária, a boa notícia é que o setor tem se recuperado de maneira célere.
Segundo números divulgados pela Tecnofit, startup de gestão de fitness, apesar do período de isolamento social ter representado uma queda de 65% nas assinaturas de clientes, quando as medidas de restrição foram flexibilizadas, a retomada foi de 88% entre aqueles que haviam deixado de treinar.
A recuperação também foi vista nos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que monitora os resultados de franquias, entre elas de saúde, beleza e bem-estar. O segmento teve o terceiro melhor desempenho do segundo trimestre de 2022, com uma variação de 20,1% em comparação com o período anterior. Já no acumulado de 12 meses, ficou em segundo lugar, com uma variação de 10,9%.
Por que olhar para os números é importante?
Se você pensa em empreender na área, entender o mercado é tarefa essencial para construir um bom negócio. Ainda mais sabendo que a área vive um momento positivo de retomada!
Foi o que fez Marcelo Sant’Anna, CEO da Goodbe, que desenvolveu uma metodologia inovadora para oferecer aulas de pilates, yoga, treino funcional e massagens por um preço acessível. Com a iniciativa, ele vem quebrando o paradigma de que para cultivar bem-estar e saúde é preciso pagar caro.
A primeira unidade da franquia abriu no início de 2020, meses antes da pandemia ser decretada. Com planejamento, o negócio conseguiu sobreviver à crise e, inclusive, expandiu sua atuação. Foi na retomada e no aumento da demanda por serviços ligados à saúde física e mental que a Goodbe abriu sua segunda unidade, todas na cidade de São Paulo.
Oportunidades para crescer e se reinventar no mercado fitness
Se por um lado a pandemia lançou sobre o setor uma prova de fogo, quais foram as oportunidades que ela deixou?
Transformação digital
O último relatório panorama setorial Fitness Brasil, da IHRSA, chama atenção para a necessidade de os negócios estarem atentos à transformação digital, olhando para a tecnologia como um diferencial e fator de concorrência. Algo que até então não acontecia.
Entretenimento
Outro ponto interessante sinalizado pelo levantamento diz respeito à experiência. Muitos negócios estão desenvolvendo estratégias disruptivas que além de serviços físicos e digitais, geram entretenimento para fidelizar seus clientes.
A tendência vem da percepção de que, hoje, as pessoas não buscam na atividade física apenas por fator estético. Pelo contrário, tem crescido a busca por alternativas que agreguem qualidade de vida acima de qualquer coisa, pensando na saúde e no bem-estar em longo prazo.
E aí, quer investir em um negócio que esteja atento e alinhado às tendências do mercado? Conheça a nossa metodologia e as oportunidades de empreender com uma franquia Goodbe!
Por Goodbe