A drenagem linfática Manual é uma Massagem diferenciada das outras por se tratar de Manobras focadas em técnicas manuais suaves e superficiais no intuito de drenar os Líquidos Intersticiais (entre as Células) do organismo até os linfonodos, (Gânglios que funcionam como filtros que selecionam minerais, vitaminas e outros benefícios para o organismo, o que não for, serão levados aos linfonodos para que sejam encaminhados para eliminação)
no intuito de fortalecer o sistema linfático, responsável pela proteção do nosso Corpo de invasores externos como bactérias e vírus.
A técnica de drenagem linfática manual é muito utilizada para eliminar as toxinas do nosso organismo, causadas principalmente pela má alimentação, como: alto consumo de sódio, presente nos produtos industrializados e ultraprocessados. Um outro fator relevante que também devem ser considerado são fatores emocionais como: stress em excesso, irritabilidade, medo e pânico. Esses fatores pioram o nosso sistema imunológico, tornando o nosso corpo mais vulnerável a doenças.
Por tanto, a Drenagem linfática Manual, estimula o corpo a trabalhar em benefício próprio, mas é importante ressaltar, que uma alimentação saudável e um estilo de vida mais leve, resultam em benefícios mais efetivos para a saúde emocional e física.
Um outro ponto positivo da drenagem linfática e o fato dela ser feita com o toque das mãos. Um estudo realizado pelo instituto do toque de Miami, comprovou que o toque da massagem, suave ou forte, estimulam a liberação de citocina e endorfina, hormônios responsáveis pelo nosso bem estar. Diminuindo o stress, irritabilidade, autocobranças, negatividade e pânico.
Hoje em dia, a própria ciência integrativa através de estudos e experimentos, comprovam que as emoções (positivas ou negativas), influenciam em nosso corpo, organismo e sistema linfático.
Ou seja, fazer uma drenagem Linfática Manual é fundamental para a Saúde física, emocional e mental, principalmente nesta época tão desafiadora pós covid, por fortalecer ainda mais o sistema imunológico.
A técnica da drenagem linfática manual é feita com manobras lentas, suaves e rítmicas, no intuito de drenar o líquido intersticial até os linfonodos. A Drenagem não deve afetar o sistema sanguíneo, apenas o linfático.
Para que o resultado seja ainda mais satisfatório, a intensidade na pressão pode ser mais firme, mas sem causar vermelhidão, ou desconforto.
Embora benéfica a drenagem linfática possui contraindicações para pessoas com: infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão e câncer.
Indicações: Edemas (edemas), stress, HLDG
Abraços,
Valéria Merguiso
Bibliografia:
Livro: Leduc Albert, Leduc Olilver, 2007.
Instituto do Toque de Miami.
Instituto de Pesquisas do Toque da Universidade de Miami