Manter um estilo de vida saudável não precisa ser complicado. Se você tem dificuldade para vencer a procrastinação e o sedentarismo, caminhadas diárias podem ser um bom começo. Mas, quantos passos eu preciso dar por dia?
Não existe um consenso em relação a isso, mas, convencionou-se dizer que 10 mil passos diários – cerca de 8km – é uma boa marca a ser perseguida. Até a Organização Mundial da Saúde já aderiu à recomendação.
Quando surgiu a meta dos 10 mil passos?
A regra foi lançada em 1964, a partir de uma campanha publicitária japonesa que, aproveitando a deixa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, lançou o primeiro pedômetro – contador de passos – da história. Qual o limite diário do contador? 10 mil passos, daí a marca!
De lá pra cá, pesquisas no campo da saúde e do esporte até chegaram a variar a marca. Ora apontando 6 mil, ora 8 mil passos para evitar risco de morte prematura. Fato é: a regra geral é caminhar com regularidade para se movimentar!
Benefícios da caminhada
A caminhada regular favorece a liberação de endorfina, neuro-hormônio associado à sensação de bem-estar, ajuda na perda e no controle do peso e no fortalecimento das pernas. Também há estudos que apontam a redução de risco de doenças cardiovasculares, de demência e efeitos positivos na saúde mental, ajudando no gerenciamento do estresse e na melhora do humor.
Uma vida longa e sadia também passa pela caminhada. A atividade física, de forma geral, está na lista de segredos para a longevidade. Um estudo de conduzido pela Universidade de Harvard, publicado no periódico New England Journal of Medicine, comparou os efeitos da caminhada em intesidade moderada com outras atividades vigorosas e apontou que andar 30 minutos por dia reduz significativamente a mortalidade em adultos mais velhos.
Além disso, não há como deixar de dizer que a atividade é uma opção simples e acessível a diferente públicos. Basta apenas calçar o tênis e começar!
Tempo e frequência
Em artigo publicado na BBC, Borja del Pozo Cruz, pesquisador de ciências da saúde na Universidade de Cádiz, na Espanha, diz:
“Em nossas pesquisas, observamos que caminhar com certa velocidade (intensidade moderada, de modo que seja difícil manter uma conversa enquanto realizamos a atividade) por pelo menos 30 minutos por dia pode garantir benefícios extras. Se, além de sair para tomar um ar, dermos um pouco de ritmo à caminhada, melhor ainda”.
Quer ver mais dicas de saúde, bem-estar e estilo de vida? Acompanhe o nosso blog e conheça mais sobre o nosso centro de bem-estar. Com metodologia exclusiva, a Goodbe é o único espaço que oferece yoga, funcional e pilates por um preço que cabe no seu bolso!
Por Goodbe