FuncionalTreinamento Funcional

Funcional x musculação: quais são as diferenças?

Por 29 de setembro de 2022 Sem comentários

Entenda algumas das características e dos benefícios das atividades

Funcional ou musculação? Se você tem dúvidas sobre qual das atividades escolher, chegou a hora de colocá-las de lado. No artigo desta semana, chamamos o professor José Ribeiro, da Goodbe, para explicar a diferença entre elas, assim como alguns de seus benefícios.

Partiu conhecer cada uma delas melhor?

Treino funcional

É uma atividade que integra diferentes capacidades físicas, por isso, é considerada mais dinâmica em comparação com a musculação. Além disso, no treino funcional, vários grupos musculares são estimulados ao mesmo tempo.

Os exercícios são baseados em movimentos e funções comuns do dia a dia de qualquer pessoa, como puxar, empurrar, agachar, saltar e correr. Em geral, o praticante faz uso do próprio peso ou de pesos livres para executá-los, como halteres, barras, sacos de areia e pneus. Essas características permitem liberdade geográfica para o treino, que pode ser feito tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre. Se você gosta de algo que fuja da rotina, quem sabe não é uma boa atividade para você!

O professor José Ribeiro, da Goodbe, explica que entre os objetivos do treino funcional estão a “prevenção de lesões, o padrão de movimento e o ganho de força”. O trabalho multiarticular é outro ponto importante porque os exercícios costumam envolver duas ou mais articulações ao mesmo tempo. “É baseado em movimentos que respeitam as funções articulares, pensando na mobilidade e na estabilidade delas ao longo da execução dos exercícios”, completa.

A princípio, o treino era uma ferramenta de reabilitação com foco na recuperação e no desenvolvimento de alguma limitação, por isso o nome “funcional”. No entanto, o método se popularizou e hoje é muito buscado por atletas e pessoas que preferem uma atividade dinâmica para ganho de condicionamento, resistência e força.

Musculação

Ao contrário do funcional, a musculação trabalha os músculos de forma isolada, a partir de máquinas e aparelhos que estabilizam o corpo para que a força seja concentrada em determinada região. A cadeira extensora, por exemplo, tem o trabalho focado apenas em membros inferiores.

Além disso, a modalidade costuma ser praticada individualmente, cada um com um treino específico a partir de seus objetivos e necessidade. Apesar de estar muito atrelada ao ganho da força e a definição dos músculos, vale dizer, que é uma atividade acessível a pessoas de diferentes corpos e idades por permitir maior controle de movimento, frequência e intensidade.

“A musculação tem como os principais focos a hipertrofia – ganho de força – e o desenvolvimento da musculatura para prevenção de lesões”, explica Ribeiro.

Quando falamos de benefícios, a musculação ainda é uma das atividades mais procuradas por quem deseja um corpo forte e bem definido. Também é uma aliada no ganho de condicionamento físico e de resistência. Com relação ao ambiente, pelo uso de aparelhos, está mais restrita ao espaço das academias.

Qual escolher?

Antes de decidir, uma dica é agendar uma aula experimental para avaliar qual é a modalidade que mais combina com o seu estilo ou necessidade para o momento. Aqui na Goodbe você pode testar o treino funcional com todo o apoio e o cuidado dedicado dos nossos professores. Para conhecer mais sobre a metodologia clique aqui e fale com a nossa equipe.

“Não adianta escolher algo que você não goste, pois, as chances de você procrastinar e acabar desistindo da atividade serão grandes. Opte por algo que faça você se sentir bem e priorize a orientação de um preparador físico. Ele saberá te instruir, considerando suas características fisiológicas e motoras”, recomenda José Ribeiro

E aí, curtiu esse conteúdo? Acompanhe o nosso blog, toda semana tem novidades do mundo fitness para você!

Por Goodbe com colaboração de José Ribeiro, professor da Goodbe.