por Bruno Inhuma Da Silva
Boa mobilidade é algo que todos precisam para ter movimentos completamente funcionais. Principalmente para ter melhores resultados nos treinos e na prevenção do surgimento de dores, desequilibrios, patologias e lesões.
Ela te ajuda a conquistar:
* Menor número de lesões e aumento de desempenho do movimento;
* Bons padrões de movimento;
* Melhora na propriocepção;
* Alívio do estresse nas articulações;
* Melhora na eficiência neuromuscular e consequentemente na função motora.
Articulações que mais necessitam de mobilidade física são:
– Ombro: A articulação de ombro é classificada como sinovial e é composta pela cavidade Glenóide da escapular, que se articula com a cabeça. Com a realização de mobilidade nessa articulação te permite ter uma grande amplitude de movimento dos membros superiores, como flexão, extensão, abdução, adoção e rotação medial e lateral.
Coluna torácica: A rigidez torácica pode ser a causa de dores na região cervical, lombar e no ombro. Por isso, a importância da mobilidade física desse segmento suscita a necessidade da realização de exercícios no treinamento funcional.
Quadril: Essa articulação permite os movimentos de flexão, extensão, abdução, rotação interna, externa e circudunção, além de suportar o peso do tronco e dissipar as forças para os membros inferiores, a falta de mobilidade nessa articulação pode causar dores nos joelhos e na coluna lombar. Por isso a importância da realização de exercícios de mobilidade nessa articulação
Tornozelo: A mobilidade de tornozelo é importante para o desenvolvimento de uma marcha adequada, para realização de bons padrões de movimento dos membros inferiores e boa estabilidade de joelhos e quadril. Obtendo boa mobilidade de tornozelo te permite executar um dos exercícios mais clássicos que é o agachamento com maior eficiência e execução correta.
Conclusão
Como podemos observar, a mobilidade física deve ser levado a sério, principalmente para obter melhor desempenho nos treinos funcionais, melhor execução, ter uma vida mais ativa e principalmente livre de dores.
Referências:
https://janainacintas.com.br/anatomia-biomecânica-da-coluna-vertebral
https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/articulação-do-tornozelo
https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/quadril-anca-e-coxa
https://blogfisioterapia.com.br/importancia-da-mobilidade-fisica
https://blogeducacaofisica.com.br/infografico-exercicios-de-mobilidade-no-treinamento-funcional