Entendendo os paradigmas do setor fitness
Para iniciar vamos entender o significado do termo paradigma.
Segundo o dicionário Oxford language paradigma é um exemplo que serve como modelo padrão.
Ao analisar o mercado fitness notamos uma vasta diversidade de modelos, seja ele para treino, atendimento, e ou modelo de negócios.
Negócios estes que já se demonstram muito consolidados em seus resultados como as academias low cost que possuem um market share de 45% do mercado segundo dados da IHRSA.
Podemos dizer que este modelo vem sendo muito procurado no mercado pelos diversos perfil de investidores. Devido a seu baixo custo de operação e alto retorno esperado.
O setor fitness brasileiro demonstra um crescimento contínuo, haja visto que o faturamento do setor em 2019, segundo a HIRSA foi de US $2,1 bilhões ficando atrás em total de faturamento apenas dos EUA e Canadá.
Outro ponto relevante do setor trata-se do número de academias no país, em 2019 registrava-se 35 mil unidades por todo o país, o que deixou o setor brasileiro como o segundo maior do mundo, ficando atrás dos EUA.
Quando analisamos sobre a ótica de clientes, o mercado brasileiro aparece em 3 lugar com 9,6 milhões de usuários contabilizados.
Cada vez mais a população vai tomando conhecimento dos reais benefícios da atividade física para a sua saúde física e mental.
Com todas estas informações, qual o modelo ou padrão ideal?
A resposta correta sempre depende.
Pois o setor não possui um modelo padrão, mas sim cases de sucesso como as low cost informado acima.
A análise e reflexão final, fica sobre como cada um pode contribuir com este setor, seja cuidando de si matriculando-se em uma academia, seja investindo em grandes oportunidades para gerar crescimento no setor, ou seja simplesmente propagando modelos de sucesso em sua opinião que trazem grandes benefícios ao setor.
O mais relevante é poder proporcionar às pessoas o bem estar através da atividade física de forma simples e descomplicada com um alto padrão de qualidade.
Marcelo Santanna
Founder – CEO
Goodbe