O que é o treinamento funcional 

O treinamento funcional trata-se de um método de treino que utiliza exercícios que aprimoram nosso corpo para realização de um esporte ou de movimentos e funções do dia a dia, como agachar, correr, sentar, pular, empurrar ou carregar um objeto e tem como finalidade trabalhar várias capacidades físicas de maneira integrada, como força, equilíbrio, potência, resistência cardiorrespiratória, estabilidade e alongamento.

Materiais utilizados no treinamento funcional 

O Método é composto por exercícios com peso do próprio corpo e exercícios com peso livres utilizando exercícios com Barra, halteres, Kettlebell, Bolas, fita de suspensão, Corda naval, Escada de agilidade, Caixa, Step e Cones.

 3 Bases principais no treinamento funcional 

O treinamento funcional deve ser Classificado em 3 grandes bases sendo elas da seguinte forma 

 1:  Fazer uma transição utilizando exercícios em aparelhos com exercícios com peso corporal 

 2: Treinamento do Core: Concentrar trabalho do centro do corpo para suas extremidades, auxiliando o aprendizado e a melhoria da consciência corporal e evitando riscos de lesões.

 3: Cinestesia: realizar atividades seguras em superfícies volúveis para melhorar a reação do nosso corpo com relação a um percalço.

Utilizando essas 3 grandes bases conseguimos levar aos praticantes da atividade, a grandes resultados e qualidade de vida de uma forma segura e prazerosa para cada indivíduo. 

Objetivo do treinamento funcional   

Os movimentos do treinamento funcional são predominantemente Multiarticulares utilizando duas ou mais articulações durante a sua execução. O treinamento funcional tem como objetivo trabalhar as funções hábeis do praticante dentro de todas as capacidades físicas que a modalidade oferece aos praticantes. O treino em si não trabalha apenas grupos musculares isolados, mas sim te permite trabalhar todos os grupos musculares de uma forma integral utilizando exercícios naturais do dia a dia de cada indivíduo.

 Os melhores exercícios do treinamento funcional e seus benefícios

BURPEE 

Blog Goodbe – Burpe

BENEFÍCIOS: Tonifica vários músculos diferentes ao mesmo tempo.

Aumento da massa muscular.

Fortalece o sistema respiratório e a frequência cardíaca. 

Aumento da coordenação corporal.

AGACHAMENTO

Agachamento (1) - Webrun | Corrida, saúde, qualidade de vida

BENEFÍCIOS: Fortalecimento dos músculos abdominais e das costas, Fortalecimento e hipertrofia das coxas e dos glúteos, Melhora do condicionamento físico, Diminuição do risco de lesões e Ajuda na perda de peso.

KETTLEBELL SWING

Get Sleek and Slim with Kettlebell Workouts  http://www.womenshealthmag.com/fitness/total-body-kettleball-workou… |  Kettlebell, Kettlebell workout, Kettlebell swings

BENEFÍCIOS: 

Força

Potência

Estabilização do tronco e força rotacional

Resistência muscular e cardiovascular 

Perda de gordura

PRANCHA ISOMÉTRICA

Bloog Goodbe – Prancha Isométrica

BENEFÍCIOS: Fortalecimento da região do core, Melhora a postura, Melhora o equilíbrio, acelera (aumenta) o metabolismo, Melhora na flexibilidade, Deixa o corpo mais forte e definido e Alivia o estresse, Dar mais motivação, além de evitar lesões.

ONDULAÇÃO COM A CORDA NAVAL

Blog Goodbe – Corda Naval

BENEFÍCIOS:

Emagrecimento (gasto calórico) com exercícios de alta intensidade

Fortalecimento muscular da parte superior e geral

Aumento da capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular.

Acelera o metabolismo, aumenta a resistência, agilidade e coordenação motora.

SALTO NA CAIXA OU STEP

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BENEFÍCIOS: Aumenta a frequência cardíaca, melhora o sistema cardiovascular, trabalha potência, fortalecimento das coxas e glúteos, definição muscular, redução da gordura corporal, alto gasto calórico e trabalha mais de um grupo muscular.

FITA SUSPENSÃO OU TRX

BENEFÍCIOS: Aumento da força, resistência nos músculos, nas articulações, flexibilidade e equilíbrio.

ESCADA DE AGILIDADE

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BENEFÍCIOS: Desenvolve diversos padrões de movimento do pé, Desenvolve o padrão para resposta do corpo em várias situações, Reduz risco de lesões, Aumenta a eficiência de desempenho, velocidade e equilíbrio e Mantém a força do core e da boa saúde geral, flexibilidade e performance.

CORDA

BENEFÍCIOS: Queima calórica, tonificação dos músculos, melhora a saúde do coração, desenvolve a coordenação e a capacidade motora, gera prazer e fortalece os ossos.  

  ARREMESSO MEDICINE BALL

BENEFÍCIOS: Força funcional, explosão muscular, Fortalecimento do Core, Precisão, Coordenação motora, Equilíbrio e exercícios coletivos.

DESLOCAMENTOS ENTRE OS CONES

BENEFÍCIOS: Aumenta a frequência cardíaca, diminuição de gordura corporal, melhora na respiração, no sistema cardiovascular e na coordenação motora.

THRUSTER COM HALTERES

BENEFÍCIOS: Melhora o aumento de força, do condicionamento físico, ajuda no emagrecimento e gasto calórico.

LEVANTAMENTO TERRA

BENEFÍCIOS: Trabalha a maioria dos músculos grandes, É o melhor para trabalhar a cadeia posterior, melhora a postura, é um exercício funcional para a vida fora da academia, força na pegada, aumenta testosterona, hormônio do crescimento e melhora o sistema cardiovascular.

Espero que tenham gostado. Até a próxima pessoal!

Bruno Inhuma