Como Melhor sua Performance no Treino Funcional?

Certamente essa é uma das perguntas mais recorrentes: Como melhorar sua performance no Treino Funcional?

A resposta, ou uma das possíveis está no chamado pré-treino, em outras palavras, seria o que você está selecionando para se alimentar antes do treino.

Para relembrar um pouco, o Treino Funcional se trata de uma atividade de alto gasto energético e de alta intensidade. Todos podem e devem praticar, seguramente. Lembro que a modalidade segue a individualidade e o momento de treino de cada aluno e isso é o mais incrível, não importa o nível de treino que você se encontra, será exigido o máximo de você. E é aí que entra o importante papel de escolher com bastante critério o que vai comer antes.

A entrega física no Funcional vai predominantemente passar por:

– Força Muscular
– Resistência Muscular
– Emagrecimento
– Condicionamento Físico
– Equilíbrio e Coordenação Motora
– Potência

Vamos falar um pouco sobre Força Muscular, uma capacidade que vem sendo cada vez mais pesquisada por parte da ciência em razão dos resultados obtidos.

Segundo matéria trazida pela Veja/Abril, “a ciência diz que a força muscular do homem atinge o pico por volta dos 30 anos. Depois disso gradativamente a musculatura vai diminuindo, e em algumas pessoas, ela diminui tanto, que ações cotidianas se tornam desafiadoras, como levantar da cadeira ou subir escadas. O treinamento de força pode aumentar a expectativa de vida, reduzir o risco de câncer, de derrame; aumenta a capacidade cerebral e ainda queima calorias. Ter músculos mais fortes possivelmente diminui as chances de contrair doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Há até evidências de que músculos treinados podem melhorar a memória e impedir o declínio cognitivo. É importante levar em consideração que o treinamento de força é importante em qualquer idade. Diretrizes de exercícios do Reino Unido, declararam pela primeira vez, que todos os adultos devem realizar atividades de força pelo menos dois dias por semana”.  (fonte: veja.abril.com.br)

Não mencionado na matéria, gostaria de fazer destaque também a vantagens como; alívio de pressão e impacto sobre articulações (especialmente joelho), melhora da estabilidade articular, e diminuição no risco de lesões nos ligamentos.

E como uma das melhores estratégias para manter a qualidade do seu Trein o Funcional início ao fim,  está no Pré-treino, como vimos.  E mesmo se a modalidade for outra, Pilates por exemplo, que tem como um de seus carros chefes também o trabalho de fortalecimento muscular (força), o treino já começa antes, na comida!