Yoga

Posso praticar yoga na gravidez?

Por 29 de junho de 2023 Sem comentários
grávida em postura de yoga

A gravidez é um período de transformações para qualquer mulher, seja mãe de primeira, segunda ou terceira viagem. Cada gestação é única e traz consigo um mix de sentimentos que torna o momento especial, mas também repleto de dúvidas.  

Como lidar melhor com as mudanças do corpo e a ansiedade dos meses que antecedem o parto? Com técnicas que trabalham alongamento, flexibilidade e respiração, não demorou muito até que o yoga passasse a ser recomendado como uma prática integrativa para as gestantes, cuidando do bem-estar físico e mental e garantindo qualidade de vida para elas.

Benefícios do yoga na gravidez

“O yoga na gestação é uma oportunidade de compreender as mudanças do corpo, criando uma conexão entre a mãe e o bebê, mesmo antes dele nascer”, comenta Thais de Lucca, professora de Yoga da Goodbe. 

Mas os benefícios não param por aí. Segundo a professora, a prática recorrente nos meses de gestação também pode colaborar com a melhora da circulação, alívio de dores lombares, disposição e redução dos sintomas causados pela ansiedade.

“As técnicas de respiração são extremamente úteis, principalmente se pensarmos no momento do parto. Treinar a respiração previamente vai garantir mais segurança e confiança à gestante quando chegar a hora”, completa Thais.

Além disso, um estudo publicado no Journal of Obstetric, Gynecologic & Neonatal Nursing, em 2017, encontrou evidências de que a prática regular de yoga durante a gravidez pode melhorar a qualidade do sono das gestantes, que muitas vezes fica comprometido no crescer da barriga.

Cuidados com as posturas

Apesar de ser uma atividade segura, o yoga na gravidez requer alguns cuidados e adaptações em relação a uma aula regular. Algumas posturas devem ser evitadas para que não haja pressão na região da barriga, por exemplo.

“Posturas que colocam a gestante de barriga para baixo, contra o chão, fazem grande pressão sob o abdômen. Já aquelas em que se fica de cabeça para baixo (as famosas invertidas) podem prejudicar a oxigenação do bebê. Por isso, ambas devem ser evitadas”, alerta Thais de Lucca, professora de yoga da Goodbe.

Além disso, ela ressalta que é importante que a mulher estabeleça uma relação mais próxima com o professor ou professora nesse período, compartilhando suas sensações. Segundo a especialista, a experiência pode variar muito de gestante para gestante e essa troca vai ajudar o profissional a planejar e conduzir as aulas atendendo melhor às suas necessidades.

Outro ponto que não pode ser descartado é a recomendação médica, o que não vale só para o yoga, mas para qualquer atividade física na gravidez!

Tendo a certeza de que você está apta para praticar, Thais confirma:

“O yoga oferece um parto mais tranquilo, pelos benefícios físicos que a prática proporciona. Já os aspectos mentais vão dar mais segurança para a mulher e torná-la mais conectada com ela e com esse momento único da vida dela”, finaliza.

Quer um espaço que cuide bem de você e torne esse momento da vida ainda mais especial? A Goodbe é um centro de bem-estar que além de aulas de yoga oferece sessões de massagem que podem colaborar com uma gravidez mais tranquila. 

Se você tem recomendação médica, agende uma aula experimental! <3

Vem fazer o que te faz bem. Vem ser Goodbe!

Por Goodbe com colaboração de Thais de Lucca