Pilates

Quem tem hérnia de disco pode praticar pilates?

Por 1 de junho de 2023 Sem comentários

De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 8 em cada 10 pessoas sofrem de hérnia de disco em todo o mundo. Se engana quem pensa que o problema afeta apenas adultos e idosos! Pessoas jovens também podem desenvolver a condição, que está associada a fatores genéticos, mas também ao estilo de vida, como a obesidade e o sedentarismo.

O que é a hérnia de disco?

A nossa coluna é composta de 33 vértebras, que são pequenos ossos em estrutura de anel distribuídos do pescoço ao cóccix. Entre eles existe uma estrutura fina, mas muito importante de cartilagem – os discos intervertebrais – que evita o atrito entre os ossos e atua como um sistema de amortecimento da coluna.

A questão é que com o tempo os discos podem se desgastar e sair do lugar, formando pequenas hérnias que comprimem regiões sensíveis da coluna e geram dor e desconforto. Tá aí a tão incômoda hérnia de disco!

O pilates no alívio dos sintomas

Apesar de chato, o problema não é um impeditivo para a atividade física, em especial o pilates. Pelo contrário, pode garantir saúde e qualidade de vida, mas alguns cuidados devem ser considerados. 

“Nos períodos de crise, com dor aguda, o pilates pode ser totalmente adaptado. Inclusive, é recomendado para o alívio da dor. O profissional que atende o cliente com dor analisa qual será a melhor abordagem de acordo com as necessidades e limitações do momento”, comenta Priscila Rossi, professora de pilates da Goodbe, que garante que qualquer pessoa pode adotar o método, desde que seus limites sejam considerados e respeitados.

A especialista cita que há casos em que a dor aguda tende a diminuir e até mesmo a desaparecer, evitando o agravamento do quadro e até intervenções cirúrgicas. 

Ponto importante: isso não significa que você deva deixar de buscar um acompanhamento médico.

Benefícios do pilates

“O pilates ajuda no fortalecimento da musculatura das costas, que sustenta as estruturas vertebrais, por isso é muito benéfico para diminuição de dores nessa região causada por hérnias ou má postura”, ressalta Priscila.

Junto à respiração, ela também destaca o fortalecimento da região que Joseph Pilates – criador do método – passou a chamar de Power House. Ou seja, o conjunto de músculos que estabilizam a coluna lombar, torácica e cervical. A parte central do nosso corpo. 

Em geral, as hérnias tendem a ocorrer com maior frequência na lombar e na cervical, onde há maior movimentação e também sobrecarga na coluna. Uma vez que o pilates atua no fortalecimento das regiões, contribui para a prevenção do problema e, como citado anteriormente, alivia os sintomas para quem enfrenta o quadro.

“A prática regular promove o realinhamento da postura, por meio de exercícios de alongamento, força, equilíbrio, respiração e principalmente consciência corporal”, completa a professora da Goodbe sobre os efeitos positivos.

Quer saber mais sobre o método pilates? A gente te conta tudo no nosso blog!

Ficou com vontade de testar uma aula de pilates e sentir os seus benefícios? Agende uma aula experimental gratuita na Goodbe e comece a cuidar melhor de você!

Vem fazer o que te faz bem. Vem ser Goodbe.