Você sabia que existem vários estilos de yoga? Cada linha com uma ênfase diferente, mas todas com um mesmo fim: promover equilíbrio físico e mental para uma vida com mais contentamento.
Em um mundo em constante movimento, a busca por práticas que integram o cuidado com o corpo interno e externo tem crescido de forma exponencial. Tanto que o Yoga foi reconhecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como uma prática integrativa. E são diversos os estudos, com base em evidências científicas, que atestam seus benefícios.
Se você quer saber mais sobre os efeitos benéficos que os ásanas e os pranayamas têm a oferecer, dá uma olhada no nosso blog. Lá temos vários conteúdos sobre o tema para você aprofundar os seus conhecimentos, além de dicas de nutrição, massagem, pilates e treino funcional. É um hub de conteúdos pensando exclusivamente para oferecer saúde e bem-estar por meio da informação. 😉
No artigo de hoje, a gente vai apresentar a você um pouco sobre três dos estilos mais procurados do yoga, sendo que dois deles estão entre aqueles considerados contemporâneos. Conheça algumas de suas características e inspire-se para começar a praticar.
Hatha Yoga
É considerado o estilo clássico do yoga, há anos praticado no ocidente. Tem como foco o alinhamento e a permanência nas posturas, que junto à técnicas de respiração e de relaxamento, permite que o praticante possa controlar as instabilidades da mente e meditar melhor.
Promove o condicionamento físico, o fortalecimento muscular e o aumento da flexibilidade. O foco está mais na execução do movimento do que na sua intensidade, o que garante maiores adaptações nas posturas, tornando a prática acessível para pessoas de diferentes corpos e idades.
Ashtanga Yoga
O Ashtanga foi criado pelo indiano K. Pattabhi Jois e consiste em seis séries fixas de posturas que devem ser executadas sempre na mesma ordem. É considerado um tipo de yoga desafiador, com ásanas exigentes, especialmente no que diz respeito ao alinhamento. Ou seja, na execução exata do que é proposto.
O yogini que pratica a linha precisa de dedicação, foco e persistência porque muitas vezes levam anos até que uma sequência esteja totalmente dominada e a pessoa possa avançar para a seguinte.
Vinyasa Yoga
Com movimentos rápidos, sincronizados e que se conectam com a respiração, o Vinyasa é comumente chamado de Yoga Flow. Já ouviu falar?
Quem pratica têm mais liberdade na execução dos movimentos, uma vez que não há séries específicas, como no Ashtanga, e nem um tempo longo de permanência, como no Hatha Yoga. A fluidez e o dinamismo são algumas de suas características, uma vez que o yogini é convidado a mudar de ásana a cada respiração.
Além disso, é um estilo que exige vigor físico, consciência corporal e alinhamento. Não tem como objetivo o ganho de massa muscular, mas pode contribuir indiretamente para isso.
E aí, ficou interessando em saber mais sobre os diferentes estilos? Aqui na Goodbe a gente oferece aulas experimentais gratuitas de Hatha Yoga. Tudo para te atender com cuidado e dedicação!
Experimente e entenda qual é o estilo que combinada mais com você.
Por Goodbe