Conheça alguns dos benefícios que o Pilates pode a oferecer
O pilates entrou para a lista das atividades físicas queridinhas das pessoas. Tanto que a busca pelo termo na internet, segundo dados do Google Trends, cresceu cerca 500% de 2020 pra cá.
Nas redes sociais, artistas, atletas e pessoas comuns compartilham fotos e comentários ressaltando que o método, desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates em meados dos anos de 1900, tem se mostrado uma opção eficiente e atrativa para deixar a saúde física e mental em dia.
Sobre os seus benefícios, a fisioterapeuta e instrutora de pilates da Goodbe Lizandra Alves, explica que o método trabalha o corpo como um todo: físico, mental e espiritual. Promove ganho de força, mobilidade e equilíbrio. Contribui para a melhora da postura e da flexibilidade, assim como estimula o relaxamento e ao alívio do estresse. Ou seja, pode ser considerada uma atividade completa em muitos aspectos.
“Conseguimos esses ganhos tendo como base os princípios que norteiam o pilates, que são: concentração, respiração, centralização, controle, precisão e fluidez”, ressalta Alves.
Quanto o assunto é emagrecimento e aumento da massa muscular, a instrutora comenta que a prática recorrente pode ajudar, mas não tem como objetivo central a perda de peso e ganho de força como outras modalidades esportivas, entre elas o treino funcional e a musculação.
“Com o aumento do tempo de estímulo ao músculo associado aos acessórios com carga, constância e uma boa alimentação, conseguimos construir massa muscular e tonificá-la. Mas, para hipertrofia, os exercícios que trabalham de forma isolada os grupos musculares, ou que tenham um alto gasto calórico, tendem a ser melhores”, pontua Lizandra Alves.
No entanto, isso não significa que a pessoa não possa colher resultados positivos nos dois eixos já que “cada corpo é único e as respostas podem ser diferentes”, completa.
Estresse e alimentação
Também vale dizer que o relaxamento e o gerenciamento do estresse, por exemplo, podem ser grandes aliados do controle emocional que, por sua vez, pode evitar que em período de alta tensão a pessoa desconte na alimentação, consumindo produtos mais calóricos e pouco nutritivos. Ou seja, influenciando o peso na balança.
Por isso, uma boa estratégia é entender qual é a atividade que mais combina com o seu estilo e objetivo. E, claro, dá para combinar diferentes modalidades para tirar maior proveito de cada uma. Quem treina na Goodbe, inclusive, pode combinar funcional com pilates e yoga, sabia? Conheça mais sobre a nossa metodologia.
O importante é estar atento a sua saúde e dedicar a você um momento de autocuidado. Neste sentido, vale dizer que o pilates é uma prática democrática que pode ser adaptada para todos os corpos e idades.
Quer saber mais sobre o tema? Continue acompanhando o nosso blog. Toda semana publicaremos novidades sobre o mundo fitness para você!
Por Goodbe